Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

5 DE JUNHO
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

ÁGUA: SE NÃO RACIONALIZAR, VAI FALTAR

Neste 5 de junho, dia do Meio Ambiente, é importante lembrarmos alguns dados que refletem a difícil situação mundial em relação ao uso dos 2,5% de água doce disponíveis no planeta. Segundo relatório da Unesco, órgão da ONU para a educação e responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, mais de um sexto da população mundial, ou o equivalente a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce.
Dos exíguos 2,5% de água doce existentes no mundo, porém, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aqüíferos subterrâneos – a Terra possui cerca de 1,39 bilhões de km 3 de água, distribuídos em mares, lagos, rios aqüíferos, gelo, neve e vapor. A situação tende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente: estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo.



Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício desse líquido cada vez mais raro e, portanto, precioso, demoram a ser tomadas pelas diferentes esferas governamentais. Sabe-se que o maior consumo de água doce é na agricultura, responsável por 69% do uso, e que as grandes metrópoles têm edificações com sistemas hidrossanitários (bacias e válvulas sanitárias, torneiras, chuveiros, entre outros) gastadores.

Ações globais e estruturais, como a irrigação por gotejamento, em vez da usual por aspersão, e o incentivo à implantação de programas de uso racional da água economizariam milhões de metros cúbicos, evitando assim a necessidade de novos reservatórios de água, caros e que prejudicam o meio ambiente, ao derrubar matas ciliares com o alagamento.

por Carlos Lemos da Costa
Aqui.
ÁGUA CRISTALINA

Autora: Mírian Warttusch

Água Cristalina, água cristalina
Nascendo do veio da pedra
Forma as cachoeiras
Água cristalina! Água cristalina, água cristalina
Nascendo do seio da terra
Vai formando os rios
Água cristalina! Ao caír na terra
Chuva boa encerra
A forma de amor Engrossando os mares
Em tantos lugares
É nosso fervor! Nossa água benta
Fonte que alimenta
E fortalece a fé! É fonte da vida
Linda, assim, nascida,
Nossa água é: Presença Divina
Água cristalina...
Presença Divina
Água cristalina...
A popularização de produtos tecnológicos criou um problema que tende a se agravar ainda mais nos próximos anos: a questão do lixo eletrônico. Segundo o Greenpeace, a cada ano os eletrônicos descartados somam até 50 milhões de toneladas de lixo .

Em tempos de reciclagem uma das descobertas mais interessantes ultimamente foi a artista Naná Hayne que faz lindas peças com componentes eletrônicos descartados, o lixo digital se transforma em painéis, objetos de decoração e "tecnojóias", muito modernas e de bom gosto . Eu adorei !!

Fracasso ambiental

Pesquisa mostra que Brasil tem mais discurso do que ação em favor do meio ambiente

O Brasil tem produzido mais barulho do
que ação na defesa ambiental e na construção da sustentabilidade nesse campo.

Aqui.

0 comentários: