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segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DATAFOLHA: DILMA NO LIMITE DO EFEITO POSTE! Por Cesar Maia


DATAFOLHA:


DILMA NO LIMITE DO EFEITO POSTE!

NA TV, A LUTA PELOS INDECISOS!



1. Dilma chegou aos 40%. Podemos chamar esses 40% de efeito-poste, ou seja, é esta a porcentagem de eleitores que diz votar em qualquer candidato que Lula apresentar.

Mesmo que ainda não sejam todos resultantes do efeito-poste, Dilma chegará aí, se é que não chegou.

Claro que não é automático, mas a pré-campanha aberta de Lula com Dilma a tiracolo serviu para isso.

Outros 20% dizem que não votariam em candidato de Lula de jeito nenhum.

Suponhamos que estes estejam marcando Serra nas pesquisas.

Para ajudar as contas, digamos que 10% votarão em branco ou anularão o voto.


2. Ou seja, dos 100%, são 90% os que votarão, e destes, 40% do total de partida na Dilma e 20% compulsoriamente no Serra.

Restam 30%.

Quanto Marina terá?

A TV com pouco tempo vai reduzir seus votos como ocorreu com a Heloisa Helena?

Digamos que não e que ela confirme os 10% que tem.

Se for assim, restam 20% dos eleitores.

Suponhamos que destes Serra já garantiu a metade e está mesmo num patamar de 30%.



3. Então, os 10% de indecisos serão os focos de Dilma e Serra.

Mas, nesse caso, teremos segundo turno de qualquer maneira.

Mas se Marina cair pela metade, como Heloisa Helena, teremos 15% de indecisos para a disputa de Dilma e Serra.

Sendo assim, Dilma parte de 40% e Serra de 30% na disputa por estes 15%.

Bastaria a Dilma chegar aos 45% para decidir no primeiro turno.


4. Mas não é tão simples. Primeiro, pela Marina.

Se em janeiro havia uma expectativa de Serra manter o patamar em que estava e Marina cair, hoje, o melhor para Serra é Marina ficar, no mínimo, nos 10% onde está.

Isso seria a garantia de um segundo turno.


5. Para Dilma-Lula, na TV, apontarem para os indecisos terão que reconhecer erros no governo, coisa que não fazem com facilidade.

Esta foi uma razão para Alckmin, em 2006, abrir a TV com 25% e terminar o primeiro turno com 37% e Lula cair dos 47% e chegar aos 42%.

Outra razão foi a memória remissiva do mensalão um ano antes.


6. Usando a eleição de 2006 como referência, Dilma deverá ter, pelo menos, esses 42%.

Serra deverá ter, pelo menos, estes 37%.

E Marina?

E os nanicos?

E os brancos e nulos?

E a abstenção?

Se a TV não explica o patamar que Serra e Dilma chegaram, certamente terá importância para explicar se eles conseguirão subir ou não destes níveis -digamos- de 40% e 35%, com que abrem a TV.


7. Ou seja: a TV não tratará de 90% dos eleitores, mas de 10% e da flutuação de Marina.

* * *

CURIOSIDADES E ESCLARECIMENTOS ELEITORAIS!

1. Cabral transferiu a parada gay de setembro para outubro confiando que ganha no primeiro turno. Não queria aparecer nela como faz todos os anos, só que agora no meio da eleição. Desagradou ao movimento.


2. Pesquisas mostram que em muitos lugares, especialmente no interior do nordeste e norte, muitos eleitores pensam que Dilma é esposa do Lula que ele lançou para presidente.

Talvez por isso D. Marisa esteja tão desaparecida.

Marquetagem?


3. Obras do Maracanã vão atrasar mais, porém, Cabral não quer fechar o estádio antes da eleição no primeiro turno.

Vai fechar só em outubro. Acha que ganha no primeiro turno.



4. Muitas pessoas enviaram e-mails -alguns felizes, outros não- porque no programa Criança Esperança, na TV, o número 25 apareceu com muito destaque.

Acharam que tinha ligação com o número do DEM e uma ajuda para a campanha.

Este Ex-Blog esclarece que foi mera coincidência.

São 25 anos de existência do Criança Esperança da TV Globo, um dos mais importantes programas do Brasil de inclusão social.
16 de agosto de 2010

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