Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Uribe rejeita processo de paz com as Farc

Presidente da Colômbia diz que não pode dar novo oxigênio à "cobra do terrorismo" 



O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, recusou a retomada do processo de paz com as Farc (AFP)

"Quando a cobra do terrorismo sente que está asfixiada, aí mesmo que pede processos de paz, para tomar oxigênio e voltar a envenenar", disse Uribe.


O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, rejeitou nesta terça-feira a possibilidade de trazer atores internacionais para o processo de paz com a guerrilha Farc, pois isso daria "oxigênio" aos rebeldes.



Para Uribe, que deixa o cargo em 7 de agosto, após oito anos como presidente, a guerrilha ainda pode voltar a ameaçar, apesar das derrotas que seu governo impôs aos rebeldes.


"Cuidado ao afrouxar a nuca da cobra, porque ela está meio adormecida, mas se lhe afrouxamos o pescoço ela volta a tomar oxigênio", disse num ato de despedida no Ministério da Defesa, usando sua habitual linguagem metafórica.



A declaração ocorre num momento de crise com a Venezuela por causa da acusação de Uribe de que o governo socialista de Hugo Chávez seria tolerante com a presença de 1.500 guerrilheiros colombianos no território venezuelano. Chávez reagiu rompendo relações diplomáticas com Bogotá.

A Colômbia solicitou à Organização dos Estados Americanos (OEA) que envie uma comissão para analisar as denúncias, e insistiu que seu objetivo não é confrontar o país vizinho, e sim acabar com a guerrilha comunista.


"Só exigimos da comunidade internacional o cumprimento das normas internacionais que nós cumprimos, que são as de não albergar o terrorismo e combatê-lo", disse Uribe.

"É preciso conscientizar o país de que não nos vão enganar, nós sabemos como conduzir processos de paz e ser generosos com 53 mil (guerrilheiros já) desmobilizados, mas sabemos que quando a cobra do terrorismo sente que está asfixiada, aí mesmo que pede processos de paz, para tomar oxigênio e voltar a envenenar",
acrescentou.



Para Uribe, a guerrilha quer "internacionalizar a solicitação de oxigênio... A solicitação de que levantemos essa forquilha, e nessa armadilha não vamos cair."


Embora Uribe diga que os rebeldes perderam quase metade da sua capacidade em uma década, os guerrilheiros ainda controlam regiões remotas onde, segundo o governo, se financiam com a produção e tráfico de drogas.


(Com agência Reuters)

0 comentários: