COMO O ELEITOR SE INFORMA PARA DECIDIR VOTAR!
1. O último Datafolha perguntou como os eleitores se informam para decidir seu voto.
São duas formas de perguntar.
Na primeira, o pesquisado cita apenas um meio.
Na segunda, pode citar três.
A internet sozinha fica com 7%, um número expressivo, pois se iguala ao rádio e se aproxima dos jornais, estes com 12%.
Na segunda, a internet sobe para 27%.
Claro, a TV, o grande veículo de massa, continua disparado em primeiro lugar: 65% e 88% respectivamente.
2. Mas há uma diferença:
a TV é como se fosse uma chuva que atinge a todos.
A internet é como uma mangueira de regar que só chega a pontos para onde é direcionada.
Internet e Conversa com Amigos devem ser somadas.
A soma na segunda pergunta alcança 59%.
Mas a chuva da TV pode não chegar a quem está abrigado.
Quem individualiza é a internet e a conversa entre amigos.
3. E ainda se acresce um dado fundamental.
A comunicação direta via conversa com amigos e via internet tem um poder muito maior de transformar eleitores em multiplicadores, quando o eleitor passa a ser um indutor do voto.
A TV espalha a informação.
O boca a boca eletrônico ou direto fixa a informação, ou dispersa, subtrai o impacto ou multiplica.
4. (Folha SP, 28) A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano.
Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações.
Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um.
Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%.
5. (Folha SP, 28) Quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar:
27% mencionam a internet, que fica atrás de conversas com amigos e familiares (32%).
A TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar.
O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios de todo o país (exceto Roraima).
28 de julho de 2010
0 comentários:
Postar um comentário