Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

COMO O ELEITOR SE INFORMA PARA DECIDIR VOTAR!


COMO O ELEITOR SE INFORMA PARA DECIDIR VOTAR!


1. O último Datafolha perguntou como os eleitores se informam para decidir seu voto.

São duas formas de perguntar.

Na primeira, o pesquisado cita apenas um meio.



Na segunda, pode citar três.

A internet sozinha fica com 7%, um número expressivo, pois se iguala ao rádio e se aproxima dos jornais, estes com 12%.


Na segunda, a internet sobe para 27%.

Claro, a TV, o grande veículo de massa, continua disparado em primeiro lugar: 65% e 88% respectivamente.


2. Mas há uma diferença:

a TV é como se fosse uma chuva que atinge a todos.



A internet é como uma mangueira de regar que só chega a pontos para onde é direcionada.

Internet e Conversa com Amigos devem ser somadas.



Uma é um boca a boca eletrônico e outra boca a boca direto.

A soma na segunda pergunta alcança 59%.

Mas a chuva da TV pode não chegar a quem está abrigado.

Quem individualiza é a internet e a conversa entre amigos.



3. E ainda se acresce um dado fundamental.

A comunicação direta via conversa com amigos e via internet tem um poder muito maior de transformar eleitores em multiplicadores, quando o eleitor passa a ser um indutor do voto.

A TV espalha a informação
.

O boca a boca eletrônico ou direto fixa a informação, ou dispersa, subtrai o impacto ou multiplica.

4. (Folha SP, 28) A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano.



Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações.



Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um.



Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%.


5. (Folha SP, 28) Quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar:

27% mencionam a internet, que fica atrás de conversas com amigos e familiares (32%).



A TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar.



Em segundo vêm os jornais, com 54%, e rádio aparece em terceiro, com 52%.

O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios de todo o país (exceto Roraima).



A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.


28 de julho de 2010

0 comentários: