Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Eu e meus botões

Eu e meus botões



Analisando o quadro atual.

Muito já se analisou em relação à última pesquisa Datafolha.

Mas andei compilando alguns números mostrados por esta pesquisa e que são realmente interessantes.

O quadro está na figura, basta clicar e ela ampliará.

Computei os dados dos 11 Estados onde já foram realizadas pesquisas de intenção de votos em confronto com o número de eleitores destes estados fornecido pelo próprio TSE.

Surgem então números interessantíssimos.

Vejamos:



O eleitorado destes estados soma 94.532.554 eleitores, correspondendo a 69.8% do eleitorado nacional de 135.804.433.

Quando jogamos os percentuais dos candidatos nas pesquisas divulgadas, no número real de eleitores destes estados, descobre-se que Serra tem 39% de votação média nos 11 estados, enquanto Ella tem 34% projetando uma diferença ( em votos ) para Serra de 5.684.549 votos.

Mostrando que a vantagem de Serra se equivale a 3 estados juntos (AL, ES E AC) em número de eleitores. Significa dizer que a dona Dilma tem que fazer, nos estados restantes uma votação com uma diferença de no mínimo 40% em relação à votação que Serra obterá.

Os estados que não foram computados aqui (41.272.000) teriam que dar para ella, pelo menos 60% dos votos destes estados computando-se aí, os votos que serão dados para Marina.

Convenhamos que, na atual conjuntura, torna-se algo quase impossível.

Outro dado interessante:

Computei no gráfico os níveis de abstenção relativos à última eleição presidencial.

Se analisarmos individualmente cada estado e seus níveis de abstenção, vemos que o campeão nesse quesito é a BA com 20.7%, seguido de perto por PE com 18.3%, estados onde Ella está na frente.

No geral Serra lidera em 9 destes estados e Ella em 4, veja que os níveis de abstenção, brancos e nulos nos estados liderados por Ella, atinge 48.3% (quase a metade) do número de abstenções nos estados em que Serra lidera. O que permite acreditar que os votos brancos, nulos e as abstenções prejudicará muito mais a candidata fantoche do que Serra.

Na estratificação dos votos brancos, nulos e nas abstenções temos que:

Votos brancos e Nulos:

Normalmente de eleitores que não vão votar nas opções que estão à sua disposição. É um voto mais politizado.

As abstenções englobam vários fatores, porém o maior número de eleitores que se abstem de votam estão entre as camadas mais pobres da população ou que moram em locais onde o transporte é mais problemático ou ainda, que residem em locais de difícil acesso.

Segundo as pesquisas, os eleitores deste último grupo seriam eleitores de baixa renda e beneficiários do bolsa família e que estariam dispostos a votar neLLa.

Mais um dado que merece atenção.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Supondo um quadro favorável para Serra, que no gráfico apresentado tem 38% de média, Serra poderia estar com 41%, Ella com 32% e Marina com 8% o que poderia configurar uma eleição em primeiro turno de Serra se ele agregar mais 1.5% de intenção de votos já que existem os nanicos.

O quadro, realmente, não poderia ser mais animador e joga, por terra, as especulações medíocres que muitos estão fazendo por aí.

Existe alguma incoerência no que analisei?


 27 de Julho de 2010

0 comentários: