Por Manoel Santos
Analisando o quadro atual.
Muito já se analisou em relação à última pesquisa Datafolha.
Mas andei compilando alguns números mostrados por esta pesquisa e que são realmente interessantes.
O quadro está na figura, basta clicar e ela ampliará.
Computei os dados dos 11 Estados onde já foram realizadas pesquisas de intenção de votos em confronto com o número de eleitores destes estados fornecido pelo próprio TSE.
Surgem então números interessantíssimos.
Vejamos:
O eleitorado destes estados soma 94.532.554 eleitores, correspondendo a 69.8% do eleitorado nacional de 135.804.433.
Quando jogamos os percentuais dos candidatos nas pesquisas divulgadas, no número real de eleitores destes estados, descobre-se que Serra tem 39% de votação média nos 11 estados, enquanto Ella tem 34% projetando uma diferença ( em votos ) para Serra de 5.684.549 votos.
Mostrando que a vantagem de Serra se equivale a 3 estados juntos (AL, ES E AC) em número de eleitores. Significa dizer que a dona Dilma tem que fazer, nos estados restantes uma votação com uma diferença de no mínimo 40% em relação à votação que Serra obterá.
Os estados que não foram computados aqui (41.272.000) teriam que dar para ella, pelo menos 60% dos votos destes estados computando-se aí, os votos que serão dados para Marina.
Convenhamos que, na atual conjuntura, torna-se algo quase impossível.
Outro dado interessante:
Computei no gráfico os níveis de abstenção relativos à última eleição presidencial.
Se analisarmos individualmente cada estado e seus níveis de abstenção, vemos que o campeão nesse quesito é a BA com 20.7%, seguido de perto por PE com 18.3%, estados onde Ella está na frente.
No geral Serra lidera em 9 destes estados e Ella em 4, veja que os níveis de abstenção, brancos e nulos nos estados liderados por Ella, atinge 48.3% (quase a metade) do número de abstenções nos estados em que Serra lidera. O que permite acreditar que os votos brancos, nulos e as abstenções prejudicará muito mais a candidata fantoche do que Serra.
Na estratificação dos votos brancos, nulos e nas abstenções temos que:
Votos brancos e Nulos:
Normalmente de eleitores que não vão votar nas opções que estão à sua disposição. É um voto mais politizado.
As abstenções englobam vários fatores, porém o maior número de eleitores que se abstem de votam estão entre as camadas mais pobres da população ou que moram em locais onde o transporte é mais problemático ou ainda, que residem em locais de difícil acesso.
Segundo as pesquisas, os eleitores deste último grupo seriam eleitores de baixa renda e beneficiários do bolsa família e que estariam dispostos a votar neLLa.
Mais um dado que merece atenção.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Supondo um quadro favorável para Serra, que no gráfico apresentado tem 38% de média, Serra poderia estar com 41%, Ella com 32% e Marina com 8% o que poderia configurar uma eleição em primeiro turno de Serra se ele agregar mais 1.5% de intenção de votos já que existem os nanicos.
O quadro, realmente, não poderia ser mais animador e joga, por terra, as especulações medíocres que muitos estão fazendo por aí.
Existe alguma incoerência no que analisei?
27 de Julho de 2010
0 comentários:
Postar um comentário