Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O princípio do fim


LULA, CHÁVEZ E O SINAL DO FIM DE UM CICLO


Esta foto que está no blog Interprensa, da Venezuela, fala por si só.

Lula pronto para pegar o boné e sabe que não conseguirá eleger a sua candidata.

Enquanto isso Hugo Chávez chegou a exumar a ossada de Bolívar, para desviar a atenção dos venezuelanos do descalabro da economia, dos alimentos apodrecidos pela incúria e a corrupção do funesto Estado Bolivariano que se transformou numa ditadura cruel e que já coleciona presos políticos.

O mais recente é o líder opositor Alejandro Peña Esclusa, encarcerado pela polícia política a mando do tirano de Miraflores.

Há fortes indicadores demonstrando que a estratégia do Foro de São Paulo, o movimento que reúne os tiranetes latino-americanos e do qual Lula é um dos fundadores, está fazendo água.

Pressente-se um final melancólico desse ciclo de horror, porém incapaz de segurar fluir da história latino-americana.

Líderes carismáticos só se mantêm no poder desde que consigam realizar permanentes façanhas, tiradas espetaculares com sabor sobrenatural.

Entretanto, a produção de sucessivas façanhas é algo impossível.

Daí sobrevém um estado de crise e o carisma de repente some como por encanto, para dar lugar aos fatos, ou seja, esse fenômeno que afoga o carisma faz a transposição de uma idealização para a realidade.
Esta foto apreende Lula com ar decrépito, cansado, que não esconde o desapontamento existencial (eita!), enquanto Chávez leva a mão à cabeça em flagrande desespero.
É.

Comentário


"Acho que o nosso reino está afundando, esmagado pela tirania."

WILLIAM SHAKESPEARE



Julho 30, 2010


0 comentários: