Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Circuit breaker é acionado pela 14º vez

Mercados :
Circuit breaker é acionado pela 14º vez
Veja!

RIO - O mercado financeiro enfrenta mais um dia de forte pessimismo, com bolsas em queda no mundo inteiro, dados econômicos desfavoráveis e resultados corporativos negativos. para piorar os negócios no mercado doméstico, as matérias-primas como minério e petróleo apresentam forte recuo de preços no dia.

Diante de tantos sinais de recessão global, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acionou o circuit breaker pela 5ª vez este ano e a 14ª na história da bolsa brasileira.

A última vez em que a bolsa interrompeu o pregão em função de uma forte queda foi em 10 de outubro, quando o Ibovespa não resistiu às fortes quedas da Bolsa de Nova York e parou as operações quando atingiu queda de 10,2%.

Naquela ocasião foi a terceira parada do pregão na Bovespa em uma semana. Na segunda-feira anterior, o circuit breaker, mecanismo de controle da variação dos índices, foi acionado por duas vezes. Uma pela manhã e outra na parte da tarde, ao atingir desvalorização acima de 15%.

Antes do dia 6 de outubro, a bolsa brasileira havia parado no dia 28 de setembro, refletindo a rejeição ao pacote de ajuda ao mercado financeiro na Câmara dos Representantes do Congresso americano .

Em 29 de setembro deste ano, fora a primeira vez em quase dez anos que a bolsa brasileira parou suas operações durante o pregão. A última vez tinha sido em 14 de janeiro de 1999.

Quando as cotações superam limites estabelecidos de alta ou de baixa, as negociações são interrompidas, para evitar movimentos muito bruscos de queda ou elevação.


0 comentários: