Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Plenário do Conselho de Ética arquiva seis denúncias contra Sarney


Berzoini pede votos pelo arquivamento de denúncias no Conselho de Ética

Em nota, presidente do PT diz que crise tem como motivo eleição de 2010.
Segundo ele, conselho não tem condições de fazer investigação isenta.

Do G1

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), pediu, em nota, que os senadores do partido que integram o Conselho de Ética do Senado votem pelo arquivamento definitivo das denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) e Arthur Virgílio (PSDB-AM). O PT tem um membro titular no Conselho de Ética, o senador João Pedro (AM) e dois suplentes, Delcídio Amaral (MS) e Ideli Salvatti (SC).

Na nota, Berzoini afirma que a crise pela qual passa a instituição é fruto da disputa sobre a eleição do ano que vem e isenta Sarney de responsabilidades.

O deputado diz ainda que o Conselho de Ética é manipulado "de forma hipócrita para interesses eleitorais" e que "com os ânimos da radicalização política atual" não teria "condições para encaminhar uma investigação isenta e equilibrada, seja sobre o senador Sarney ou sobre o Senador Virgílio, sem falar em outros casos sobre os quais caberia representação ao órgão".


Segundo o presidente do PT, a “forma como as denúncias concentram-se no presidente do Senado, José Sarney, não deixa dúvidas de que, mais que apurar e reformar, a pretensão é incidir nas relações entre partidos, que apoiam o governo ou que podem constituir alianças para as eleições nacionais e estaduais do próximo ano”.


“Nesse sentido, oriento os senadores do PT que fazem parte do Conselho de Ética que votem pela manutenção do arquivamento das representações em relação aos senadores representados, como forma de repelir essa tática política da oposição, que deseja estabelecer um ambiente de conflito e confusão política”, diz o presidente do partido.

0 comentários: