Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Outro senador ameaça deixar o PT: Augusto Botelho

José Cruz/ABr

Nas pegadas de Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR), um terceiro senador da bancada do PT ameaça deixar a legenda.

por Josias de Souza

Chama-se Augusto Botelho (RR). Integra o grupo que defende a abertura de uma investigação contra José Sarney. A exemplo de Arns, Botelho aproveita a confusão nacional, gerada pelo apoio do PT a Sarney, para acertar um passivo regional.

O senador enfrenta resistências no PT de Roraima para se viabilizar como candidato da legenda à reeleição, em 2010.
Em vez de Botelho, o PT acena com a hipótese de lançar para o Senado a deputada petista Angela Portela (RR). É uma situação análoga à de Arns.

No Paraná, Arns convivia com o risco de ser preterido na candidatura ao Senado pela mulher do ministro Paulo Bernardo (Planejamento), Gleisi Hoffmann.


A despeito da conotação paroquial, a eventual saída de Botelho alimentará a fogueira que arde sob a bancada do PT desde que o partido decidiu, por ordem de Lula, salvar Sarney.
Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT, tenta evitar que o "graveto" Botelho se converta em alimento para o fogo brasiliense.

Programou para a próxima semana uma reunião com o petismo de Roraima.
Botelho está com a mão na fechadura. Nos subterrâneos, diz que, desatendido, vai para outra legenda. É cobiçado pelo PDT, partido ao qual era filiado antes de sentar praça no PT.

Confirmando-se a nova baixa, o petismo do Senado, que já é pequeno –12 senadores— ficará reduzido a uma tropa de nove. Nesta quinta (20), Lula deu de ombros para o derretimento: "Eu não vejo crise no PT”. Fez a declaração longe de Brasília.

De volta à capital, reuniu-se com Aloizio Mercadante, que deixa o posto de líder graças à crise que Lula diz não existir.
Informado por Mercadante acerca da renúncia à liderança, Berzoini classificou o gesto de “erro”.

Pediu reconsideração? Não, não. Absolutamente.
"Eu disse que acho um erro ele sair, o que é diferente de pedir para ele ficar", esclarece Berzoini, convidado para a reunião de Lula com Mercadante.

0 comentários: