Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cabral e Lindberg são vaiados em evento do PAC no Rio,

mas Lula minimiza protestos

Maiá Menezes e Luiz Ernesto Magalhães

RIO - O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi recebido sob forte vaia durante a inauguração de parte das obras do PAC em Nova Iguaçu nesta terça-feira.

O prefeito Lindberg Farias (PT) também foi vaiado.

As críticas ao governador, candidato à reeleição em 2010, partiram de manifestantes que reclamaram da política para o transporte alternativo e também contra a ausência de passe livre para os estudantes do Cefet.

Parte deles se identificou como integrantes da Federação das Cooperativas de Transporte Alternativo do Rio de Janeiro (Fecotral).

Pré-candidato do PT ao Palácio Guanabara, Lindberg foi vaiado por moradores de áreas não atendidas pelo PAC e servidores públicos.

" A minha relação com o povo independe de partido, governador e prefeito.

O que eu quero atender é a necessidade do povo " Diante das vaias aos dois aliados políticos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou a manifestação.

Ele disse que os protestos aconteceram porque quanto mais se faz, mais as pessoas querem. Contudo, o presidente também mandou um recado para os dois.

- A minha relação com o povo independe de partido, governador e prefeito. O que eu quero atender é a necessidade do povo - disse o presidente, tentando apaziguar os ânimos.

Cabral faz críticas veladas a Lindberg

Em seu discurso, Lindberg disse ter muito orgulho de receber Cabral em Nova Iguaçu e ressaltou que esta é uma atividade institucional. Logo em seguida, foi mais enfático com Lula:

- Esse povo é o teu povo e tem uma turma da Baixada que vai caminhar junto com a ministra Dilma (Rousseff, ministra da Casa Civil e pré-candidata a presidente em 2010) porque as conquistas não podem parar - disse.

Ao discursar, no entanto, Cabral fez uma crítica velada a Lindberg:

" Quando o político põe um projeto pessoal em primeiro lugar, quem perde é o povo -

O clima no bairro Jardim Laranjeiras foi de campanha eleitoral. Simpatizantes do PT e do PDT distribuiram folhetos e vestiam camisetas de apoio a Lula, Dilma e Lindberg. O material, no entanto, não citava os cargos para o qual disputariam o prefeito e a ministra em 2010. Parte das camisas foram patrocinadas por empresas do município, enquanto outros materiais traziam o logotipo de um sindicato de trabalhadores em saúde.

O público era amplamente favorável a Lula, mas a pedido da segurança da presidência da República, o grupo teve que entregar os pedaços de madeira que davam suporte às faixas de protesto. Porém, eles puderam continuar a manifestação.

Um grupo de estudantes do Cefet de Nova Iguaçu apareceu com rosto pintado e nariz de palhaço com faixas de protesto contra Cabral. Numa tentativa de evitar as vaias, Cabral subiu ao palanque acompanhado por Lula, mas ele não escapou de receber a reprovação do público. Houve também um princípio de tumulto na área reservada aos convidados quando uma pessoa tentou estender uma faixa com críticas a Lindberg.


2 comentários:

Unknown disse...

É muito fácil falar quando não se faz nada para ajudar.
O Sérgio Cabral tem feito um ótimo trabalho dentro do possível e tenho certeza que o povo vai observar.
Por que não vamos olhar para as coisas positivas feitas por ele? E tenho a certeza de que não é só ele que deseja o apoio do nosso presidente.
Por isso tenho mudado minhas opiniões e apoiado cada vez mais o Sérgio Cabral.

Meire disse...

É lamentável certas situações. Devemos nos manisfestar sim, porém, é muito fácil criticar Sérgio Cabral ou quem quer que seja.
Quero ver entrar na luta e realmente vestir a camisa. É complicado consertar um problema sério que veio de outros governos.