Os nazistas pagaram pelo holocausto, mas até agora nenhum comunista pagou pelo holodomor
Aprendam o que foi o comunismo real...antes que seja tarde para seu filho ou neto!
Holodomor na Ucrânia - da negação ao reconhecimento
Holodomor ou Golodomor (em ucraniano: Голодомор) é o nome atribuído à fome de caráter genocidário, que devastou o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na URSS), durante os anos de 1932 - 1933.Este acontecimento representou um dos mais trágicos capítulos da História da Ucrânia, devido ao enorme custo em vidas humanas.
O ápice do Holodomor foi na primavera de 1933. Naquela altura, na Ucrânia, a cada minuto morriam 17, cada hora - 1000, cada dia – 25 mil pessoas... Segundo os dados de peritos, durante o Holodomor o povo ucraniano perdeu de 8 a 10 milhões de vidas.
Esses milhões de Ucranianos não morreram de causas naturais mas em consequência de uma política deliberada e desumana, concebida para punir os Ucranianos pela sua resistência e oposição à opressão política e econômica da União Soviética e à russificação espiritual (religiosa e cultural), incluindo a coletivização forçada da agricultura, a destruição da religião, cultura e ciência ucranianas.
Essa tragédia espanta não tão somente pelo número de suas vítimas, principalmente entre as crianças.
Espanta, antes de tudo, pelo frio, criminoso e insistente silenciamento, negação do acontecido, motivados por princípios ideológicos e políticos.
Os ucranianos assassinados nunca foram reconhecidos pelo regime comunista como vítimas do terror político.
Durante o verão de 1933, presidente do governo ucraniano no exterior sr. Oleksander Chulhin dirigiu-se à Liga das Nações, alertando o órgão sobre a tragédia e pedindo, em nome de toda comunidade ucraniana no exterior, para fazer sua correta avaliação político-juridica. Mas URSS rejeitou as ofertas de auxílio humanitário de várias entidades.
Atualmente, existe numerosa documentação contemporânea aos acontecimentos.
Em 1984, depois de uma campanha promovida pela comunidade ucraniana dos E.U.A., as duas câmaras do Congresso aprovaram a constituição da Comissão de Inquérito dos E.U.A Sobre a Fome da Ucrânia, sob a direção do professor da Universidade de Harvard James Mace.
No relatório final, apresentado em 1990 ao subsecretário da O.N.U. para os Direitos Humanos e ao Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, a Comissão anunciou as seguintes conclusões:
existiu uma fome artificial na Ucrânia entre Agosto - Setembro de 1932 e Julho de 1933;
a fome foi imposta ao povo ucraniano pelo regime soviético, tendo causado um mínimo de 4,5 milhões de mortes na Ucrânia, além de 3 milhões de vítimas noutras regiões da U.R.S.S.
“No queremos que la historia pase.
Queremos que sea memoria para el futuro"
Queremos que sea memoria para el futuro"
Oleksandr Nykonenko e Carolina Jaimes Branger
0 comentários:
Postar um comentário