Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de junho de 2008

Genocídio na Ucrânia


Os nazistas pagaram pelo holocausto, mas até agora nenhum comunista pagou pelo holodomor

Aprendam o que foi o comunismo real...antes que seja tarde para seu filho ou neto!

Holodomor na Ucrânia - da negação ao reconhecimento

Holodomor ou Golodomor (em ucraniano: Голодомор) é o nome atribuído à fome de caráter genocidário, que devastou o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na URSS), durante os anos de 1932 - 1933.

Este acontecimento representou um dos mais trágicos capítulos da História da Ucrânia, devido ao enorme custo em vidas humanas.

O ápice do Holodomor foi na primavera de 1933. Naquela altura, na Ucrânia, a cada minuto morriam 17, cada hora - 1000, cada dia – 25 mil pessoas... Segundo os dados de peritos, durante o Holodomor o povo ucraniano perdeu de 8 a 10 milhões de vidas.

Esses milhões de Ucranianos não morreram de causas naturais mas em consequência de uma política deliberada e desumana, concebida para punir os Ucranianos pela sua resistência e oposição à opressão política e econômica da União Soviética e à russificação espiritual (religiosa e cultural), incluindo a coletivização forçada da agricultura, a destruição da religião, cultura e ciência ucranianas.

Essa tragédia espanta não tão somente pelo número de suas vítimas, principalmente entre as crianças.

Espanta, antes de tudo, pelo frio, criminoso e insistente silenciamento, negação do acontecido, motivados por princípios ideológicos e políticos.

Os ucranianos assassinados nunca foram reconhecidos pelo regime comunista como vítimas do terror político.

Durante o verão de 1933, presidente do governo ucraniano no exterior sr. Oleksander Chulhin dirigiu-se à Liga das Nações, alertando o órgão sobre a tragédia e pedindo, em nome de toda comunidade ucraniana no exterior, para fazer sua correta avaliação político-juridica. Mas URSS rejeitou as ofertas de auxílio humanitário de várias entidades.

Atualmente, existe numerosa documentação contemporânea aos acontecimentos.

A posição da comunidade acadêmica


Em 1984, depois de uma campanha promovida pela comunidade ucraniana dos E.U.A., as duas câmaras do Congresso aprovaram a constituição da Comissão de Inquérito dos E.U.A Sobre a Fome da Ucrânia, sob a direção do professor da Universidade de Harvard James Mace.

No relatório final, apresentado em 1990 ao subsecretário da O.N.U. para os Direitos Humanos e ao Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, a Comissão anunciou as seguintes conclusões:

existiu uma fome artificial na Ucrânia entre Agosto - Setembro de 1932 e Julho de 1933;

a fome foi imposta ao povo ucraniano pelo regime soviético, tendo causado um mínimo de 4,5 milhões de mortes na Ucrânia, além de 3 milhões de vítimas noutras regiões da U.R.S.S.

“No queremos que la historia pase.
Queremos que sea memoria para el futuro"

Oleksandr Nykonenko e Carolina Jaimes Branger

0 comentários: