Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Chávez cria a delação obrigatória

VENEZUELA AFUNDA CADA VEZ MAIS

“Quem controla o passado, controla o futuro. E quem controla o presente, controla o pasado.”
(“Quien controla el pasado, controla el futuro. Y quien controla el presente, controla el pasado.”)
GEORGE ORWELL, in 1984.

A LEI do sistema nacional de inteligência e contra inteligência instituído mediante decreto ‘habilitado’ do teniente-coronel Hugo Chávez Frías, presidente da Venezuela – tenta ressuscitar os métodos e técnicas de controle político adotado com ‘eficiência’ pelos regimes totalitários que dominaram a ex-União Soviética e seus países satélites por meio século e ainda perdura em alguns países museus vivos do comunismo.

A FALÊNCIA MÚLTIPLA do totalitarismo soviético – seguido da dissolução dos países satélites – escancarou de forma irrefutável – o que já se sabia – sobre a barbárie comunista.


COM A DERRUBADA do Muro de Berlim (construído em 1961 – para evitar a fuga do país dos alemães ‘orientais’- e derrubado em 9 de novembro de 1989 – pelo desejo de liberdade) – sobressaiu a diferença entre o regime da liberdade e o da servidão montado na ‘República Democrática Alemã’ – porém embora tenha havido debate a respeito – ainda não foram punidos os responsáveis pelas atrocidades e perseguições políticas durante a vigência do comunismo.

Em 03 de outubro de 1990 – houve a incorporação forma da RDA á República Federal Alemã.

Eram 166 km com 4 m de altura que dividiram o mundo em dois blocos ideológicos – CAPITALISMO e COMUNISMO – marcando a época denominada de ‘guerra fria’ no século XX.
DURANTE MEIO SÉCULO – o sistema comunista – estendeu sua ação perversa a todos os âmbitos da sociedade dos países da Europa do Leste.

As relações e o terror promovidos – por exemplo – por uma das suas instituições – senão a única que operou com eficiência (para o mal) – a POLÍCIA POLÍTICA – mesmo agora com o ‘fim do comunismo real’ – as sociedades da Europa do Leste ainda não fizeram uma revisão do passado do terror.

Os países ‘pós-comunistas – hoje DEMOCRACIAS – como Polônia, República Checa, Hungria, Romênia, Bulgária, ex-Alemanha do Leste (RDA) hoje incorporada à Alemanha, Estônia, Letônia, Lituânia – ainda não fizeram um ‘acerto’ com o passado lúgubre.


O TERROR PSICOLÓGICO – adotado como ‘método’- tinha como filosofia entre as máximas - ‘Todo mundo é suspeito e a segurança é mais importante que os direitos’.


ASSIM COMO NÃO HOUVE uma revisão do passado comunista - cujas tentativas chegaram a ser qualificadas de ‘bárbaras, selvagens, de gente dominada pelo ódio’ – ainda há uma forte atração pela barbárie comunista.
por Rivadávia Rosa

0 comentários: