Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 8 de junho de 2008

NADA HAVIA MUDADO!


Há algum tempo , li um romance de Gabriel Garcia Marquez, que infelizmente esqueci o titulo, mas que ilustra perfeitamente bem a situação psíquica em que vive o povo brasileiro nesta terrinha

No romance, o ditador de uma republiqueta de banana morre repentinamente. Com medo de que o povo rebele-se diante da promessa de liberdade, a corte de seus assessores contrata um sósia de última hora.

Enquanto estavam instruindo o farsante substituto , eles se lembraram de que todo final da tarde, como preconizava a tradição regional política, o ditador costumava aparecer na varanda do castelo e saudar o povo.

Diante disto, aterrorizados, sem ainda terem tido tempo suficiente para preparar o ator ,eles perceberam que uma vaca, por acaso, sem que ninguém soubesse como, havia entrado no palácio e estava sentada confortavelmente na varanda, no horario exato da saudação ao povo.

Desesperados , ele tentavam retirar a vaca, quando perceberam....

Quando perceberam....QUE NADA HAVIA MUDADO!

O povo continua a passar do mesmo jeito. Os homens retiravam o chapéu, mecanicamente; as mulheres abaixam a cabeça, gitavam hurra, e se iam.

Ninguém olhava para a varanda.

Pouco importava ao povo quem estaria lá, se um homem, uma vaca, um rato, pq este povo havia perdido totalmente a esperança...

O povo não fora dominado, fora destruído.

E ao destruir o povo, também não havia mais nenhum ditador.

NÃO HAVIA mais NADA!

enviada por gracias a la vida

0 comentários: