Há algum tempo , li um romance de Gabriel Garcia Marquez, que infelizmente esqueci o titulo, mas que ilustra perfeitamente bem a situação psíquica em que vive o povo brasileiro nesta terrinha
No romance, o ditador de uma republiqueta de banana morre repentinamente. Com medo de que o povo rebele-se diante da promessa de liberdade, a corte de seus assessores contrata um sósia de última hora.
Enquanto estavam instruindo o farsante substituto , eles se lembraram de que todo final da tarde, como preconizava a tradição regional política, o ditador costumava aparecer na varanda do castelo e saudar o povo.
Diante disto, aterrorizados, sem ainda terem tido tempo suficiente para preparar o ator ,eles perceberam que uma vaca, por acaso, sem que ninguém soubesse como, havia entrado no palácio e estava sentada confortavelmente na varanda, no horario exato da saudação ao povo.
Desesperados , ele tentavam retirar a vaca, quando perceberam....
Quando perceberam....QUE NADA HAVIA MUDADO!
O povo continua a passar do mesmo jeito. Os homens retiravam o chapéu, mecanicamente; as mulheres abaixam a cabeça, gitavam hurra, e se iam.
Ninguém olhava para a varanda.
Pouco importava ao povo quem estaria lá, se um homem, uma vaca, um rato, pq este povo havia perdido totalmente a esperança...
O povo não fora dominado, fora destruído.
E ao destruir o povo, também não havia mais nenhum ditador.
NÃO HAVIA mais NADA!
enviada por gracias a la vida
0 comentários:
Postar um comentário