Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 13 de março de 2008

Um Silva pode ser descendente de um nobre, de um escravo, de um degredado, ou de um fdp.

Fonte: Sobrenomes, Da Silva, Wikipedia, Silva Barcelos, Revista Época, Registro de Brazões


A família Silva é possivelmente a mais numerosa entre os habitantes de países de língua portuguesa.
Os dicionários topomínicos dizem que sua origem é latina e que significa selva, floresta e bosque.

No Império Romano, o sobrenome que designava os habitantes das cidades provenientes da selva, ermitões e arredios.

No século I a.C., quando os romanos invadiram a Península Ibérica, muitos lusitanos acabaram incorporando o sobrenome. Quinze séculos depois, quando chegaram ao Brasil, grande parte deles tinha o sobrenome Silva.

Sua difusão acabou sendo incrementada também pelos escravos, que chegavam aqui apenas com um nome, escolhido por padres durante as viagens nos navios negreiros. Com a abolição da escravatura, eles passaram a se registrar com o sobrenome dos seus antigos donos.

Foi durante muito tempo atribuído também às crianças cujo pai, era desconhecido, ou negava-lhe a lhe doar o sobrenome, o popular fdp. Registra-se também, que foi muito adotado pelos degredados ou foragido, advindo da Europa, que na tentativa de começar uma nova vida, adotavam o sobrenome Silva, que funcionava como uma espécie de anonimato.

O lingüista Flávio di Giorgio, da Pontifícia Universidade de São Paulo, lembra outro fator que pode ter ajudado a popularizar o Silva. Segundo ele, os portugueses que atravessavam o Atlântico recebiam acréscimos ao sobrenome original.

"Quem ficava no litoral incorporava o Costa; quem ia para o interior ganhava o Silva, de Selva",

Hoje representa algo em torno de 19 milhões de brasileiros.

Mas destaque-se que Silva também é nome de nobres famílias portuguesas, registrando como o topo do nobiliaquismo a descendência espanhola do Rei Leão e na Itália onde é comum nas regiões da Emilia e da Lombardia.

Historicamente esbarramos no primeiro legítimo Silva poderoso na figura do Guterre Aldereta da Silva, que era o senhor da Torre da Silva, em Alderete. (primogênito de Dom Peladio Guterres, que por sua vez era descendente dos famosos e ricos reis de Leão: Dom Guterres Pais, governador da Terra de Maia.

Guterre Aldereta da Silva lutou junto com Dom Fernando I, rei de Castela, na tomada de Coimbra e, por isso, foi elevado a conselheiro do reino, alcaide-mór do castelo de Santa Eulália, senhor de Alderete e do Porto da Figueira.

Os Silva passaram a ter brasão por decreto expresso do rei de Portugal, imagem ao lado.

No Brasil, o registro mais antigo é em São Paulo, da família de Pedro da Silva, alfaiate que veio de Portugal por volta de 1600, casou-se com Luzia Sardinha, foi desembargador e ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Entre os primeiros Silva há também degredados, como Domingas da Silva, de Évora, acusada de bruxaria e pacto com o demônio.

Silvas Famosos:
Adhemar Ferreira da Silva, atleta; Ayrton Senna da Silva, piloto de Fórmula I; Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, cangaceiro; Xica da Silva, escrava cortesã; Bezerra da Silva e Moreira da Silva, sambistas e malandros; Benedita da Silva, a primeira ministra a produzir um escândalo, no governo Lula; Marina Silva, a ministra da devastação; Fausto Silva, apresentador pé no saco.

por Toinho de Passira

0 comentários: