Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 10 de março de 2008

Socialistas mantêm-se no governo da Espanha

Por pequena vantagem, Zapatero é reeleito

Zapatero ficará no governo mais 4 anosAP

Partido Popular reconheceu vitória do adversário. PSOE terá 167 deputados e PP, 155

Zapatero ficará no governo mais 4 anos
SÃO PAULO - O conservador Partido Popular (PP) reconheceu oficialmente a vitória do Partido Socialista (PSOE) nas eleições gerais realizadas neste domingo na Espanha. Contudo, o partido mostrou-se satisfeito com os resultados que apontaram uma diferença menor neste ano do que a apurada em 2004.

Veja também:

link Reeleição de Zapatero deve manter rigor na imigração

link Direita e esquerda duelam na Espanha

"Parece que há uma clara vitória, pois há uma boa vantagem (do PSOE)..., mas é preciso ressaltar que, segundo os resultados que vamos conhecendo, temos um grande resultado, uma alta muito importante em porcentagem de votos", disse o coordenador da campanha do PP, Pio Garcia Escudero.

Com 85,18% dos votos apurados, o PSOE venceu as eleições com 43,96% destes votos, o equivalente a ter 167 deputados no Congresso, 3 a mais do que em 2004. O Partido Popular tem 40,08% dos votos, ou 155 deputados, sete a mais do que há quatro anos. José Luis Rodriguez Zapatero, que venceu o conservador Mariano Rajoy, ficará no governo por mais quatro anos como primeiro ministro.

Zapatero agradeceu aos eleitores, depois que a vice-presidente do Governo da Espanha, María Teresa Fernández de la Vega, confirmou a vitória do Partido Socialista. Ela também prestou homenagem ao ex-vereador socialista Isaias Carrasco, assassinado pelo grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade) na última sexta-feira.

0 comentários: