Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Cambalachos" em Copas do Mundo


Por Fernando Bihari
A história de "cambalachos" em Copas do Mundo sempre vem a tona e principalmente entre nós, brasileiros, após o vexame na final de 1998.

Anteriormente houve a decisão de 1966 com a validação do terceiro gol inglês em que a bola não ultrapassou a linha do gol, depois foi a vitória cavalar da Argentina contra o Peru em 1978.

Mesmo anteriormente a Copa de 1966, existem relatos de suspeitas quanto aos títulos conseguidos em Roma (1934) e Paris (1938) pela Itália.

Em 1934 interessado em tirar o máximo proveito político da competição, Mussolini acompanhou pessoalmente todas as partidas da Copa, inclusive a final.

Os italianos, pressionados por "Il Duce", venceram a Tchecoslováquia por 2 a 1 na prorrogação e ficaram com o título.

E o fato se repetiu em 1938!!!

O jogo de futebol é decidido muitas vezes devido a erro humano, seja de jogadores (o goleiro peruano era de origem argentina) ou de juizes/bandeirinhas (o gol inglês de 66).

Sempre existem falhas, na Copa que hoje se encerrou houveram uma enxurrada de erros graves da arbitragem, o dificil é realmente se descobrir a verdade e comprová-la.

É muito fácil lançar a dúvida quanto a lisura da competição, basta uma pessoa levantar e divulgar fatos não comprovados e pronto, o suborno comeu solto neste ou naquela partida, os jogadores fizeram corpo mole, o juiz errou de propósito, etc...

A Espanha não foi o melhor time nesta Copa, pelo menos para mim, que assisti a todos os jogos com transmissão em Inglês, Espanhol, Italiano e Português (estou de férias...rsrsrs), o time que melhor atuou, consistentemente, foi a Holanda.

Alemanha e Argentina tiveram um ou dois bons jogos; o Brasil até que teve uma atuação boa mas faltou um meio de campo mais criativo (algo já esperado desde a convocação final do Dunga); Inglaterra, Itália e França não mostraram nada e as boas surpresas foram Gana, Paraguai e Uruguai que pelo menos mostraram vontade a todo vapor de vencerem suas partidas.

A Espanha entrou cheia de fama, mas sinceramente não mostrou nada de especial e ganhou a maioria de suas partidas nos últimos minutos de seus jogos e venceram a mioria deles por 1 a 0, exceto o jogo que venceram por 2 a 1 (também no último minuto de jogo) contra o Chile ainda na fase de classificação!

E perdeu seu primeiro jogo contra a Suiça!

O ponto mais elogiado na atuação espanhola foi o toque de bola... toque de bola?!

Nada diferente do que estamos mais do que acostumados a ver com os times sulamericanos e até a própria Holanda... e como foi eficiente... gols chorados nos últimos 5 minutos dos jogos mais parecendo "golpes de sorte" do que propriamente habilidade.

Os juizes tiveram influência?!

Não, pelo menos nos jogos da Espanha não houve nenhum dos erros graves, portanto ela foi a campeã por merecimento da sorte e sorte faz parte do jogo tanto quanto a habilidade de um jogador, um impedimento mal marcado, um toque de mão não assinalado ou um pênalti mal batido (Gana x Uruguai).

Nem sempre o melhor vence, não se esqueça de que a partir das oitavas de final os jogos se tornam eliminatórios.

Por exemplo, o time do Brasil em 1950 e 1982, eram os melhores times da competição, dando show, mas perderam uma na final outra nas quartas de final, coisas do futebol!

Se os mesmos jogos fossem em melhor de 4 pontos (por exemplo) o Brasil não teria perdido para o Uruguai ou para a Itália, e a Holanda poderia até ter sido a campeã de 2010...

Pelos fazedores de "armação" esta Copa seria da Argentina, mas o pessoal que "armou" assim esperavam a final entre Brasil e Argentina mas não pensaram que o Brasil iria perder da Holanda por 2 a 1 e a Argentina por 4 a 0 da Alemanha!!!

0 comentários: