Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A VELHA TÉCNICA ESCATOLÓGICA DO DEBATE


“Se o adversário for grosseiro, você deve superá-lo exatamente nesse campo; uma solução para salvar sua honra. As bofetadas são reparadas pelas bengaladas e estas pelas chicotadas. Contra estas últimas alguns recomendam, como excelente remédio, cuspir na cara. Só no caso em que seja mais possível valer-se a tempo de tais meios, deve-se recorrer inevitavelmente a uma decisão sanguinária.”

"Demagogos da atualidade


Por toda a parte e em todas as épocas houve muita insatisfação com os governos, as leis e as instituições públicas; em grande parte, porém, porque há sempre alguém pronto a imputar a estes a miséria, que é inseparável da existência humana, uma vez que – evoquemos o mito – é a maldição que atingiu Adão, e com ele toda a espécie humana.

No entanto, nunca essa falsa ilusão foi adotada de maneira tão mentirosa e atrevida como pelos demagogos da “atualidade”. Estes, enquanto inimigos do cristianismo, são otimistas: o mundo é para eles um “fim em si mesmo” e, portanto, na sua essência, ou seja, segundo sua constituição natural, é organizado com a máxima excelência, a verdadeira sede da felicidade.

Eles atribuem inteiramente aos governos os males colossais do mundo, que clamam contra tudo isso: se os governos de fato cumprissem seu dever, o céu seria na terra, ou seja, todos poderiam comer, beber, propagar-se e morrer sem esforço nem dificuldades, pois esta é a paráfrase do seu “fim em si mesmo” e o objetivo do “progresso infinito da humanidade”, que eles não se cansam de proferir com frases pomposas."

(SCHOPENHAUER – A arte de insultar -organização e ensaio – FRANCO VOLPI - São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 37-38)

por Rivadávia Rosa

0 comentários: