Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

“Não aceitamos esmolas.” Fidel Castro

Fidel adora o embargo


Está configurada mais uma prova cabal de que o maior beneficiário das sanções comerciais desde 29 de julho de 1960 — incorretamente chamado de “bloqueio” — dos Estados Unidos à Cuba é a ditadura dos irmãos Castro. O presidente americano Barack Obama aliviou nesta segunda-feira, 13 de abril, algumas restrições de viagens e remessas de dinheiro à ilha. A medida afetará mais de 1,5 milhão de cubanos-americanos com famílias que vivem na ilha. Reação imediata de Fidel: “Não aceitamos esmolas.”

Se os EUA deixarem de ser os “vilões” da retórica oficial comunista, cai por terra a falsa justificava que o insucesso de uma revolução incapaz, desde a primeira hora, de resolver o mais básico dos problemas da população: o abastecimento. É mais conveniente para os comunistas da ilha continuarem afirmando que nada funciona como deveria porque os “imperialistas” impedem.

Quando foi que o regime castrista não viveu de ajuda externa? Até o fim da URSS, Cuba manteve-se precariamente devido ao subsidido soviético — o desequilibrio da balança commercial era tão grande que parecia realmente mendicancia. Hoje é igual. O regime castrista continua de muletas, sobrevive graça a ajuda de Hugo Chaves. Cuba castrista nunca foi tão igual a ela mesma que no minguado Período Especial — especial porque não recebia ajuda externa.

Sempre que surgem boas perspectivas nas relações entre EUA e Cuba, Fidel se destempera. Foi o caso da derrubada das duas avionetas Cessna C-337 dos Hermanos al Rescate pelos caças MiG-29 da Fuerza Aérea cubana no dia 24 de fevereiro de 1996. Na época, Peter Tarnoff, secretário de estado do governo Bill Clinton e Ricardo Alarcon, presidente da Assembleia cubana, estavam, secretamente, em estágio avançado de um acordo permitindo a volta refugiados cubanos de Guantanamo para Flórida. Os americanos interceptariam também os balseros e os devolveria ao governo cubano a condição que não fossem punidos pelo regime castrista. O incidente com as avionetas interrompeu os acordos.

0 comentários: