Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

'Homem-bomba' pede demissão

'Homem-bomba' pede demissão

O secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, se demitiu nesta quarta-feira. Ele entregou sua carta de demissão e a exoneração deve ser publicado nesta quinta, no Diário Oficial da União. Pires entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de habeas corpus para ficar calado em depoimento à CPI dos Cartões Corporativos, marcado para a próxima semana.

No habeas corpus, Pires pede ainda que tenha assegurado o direito de não ser preso em flagrante pelo crime de desobediência, que não precise assinar termo de compromisso na comissão e que possa deixar de responder perguntas para não se auto-incriminar. O pedido será julgado pelo ministro Carlos Ayres Britto.

O ex-secretário é apontado como um dos responsáveis, juntamente com o assessor do Senado André Eduardo Fernandes, pelo vazamento dos gastos com cartões corporativos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso.

Antes de depor à CPI, Pires deverá ser ouvido pela Polícia Federal, que encaminhará aos superiores do ex-secretário pedido de intimação para que preste depoimento sobre o vazamento das informações. De acordo com a assessoria da PF, a intimação será entregue aos chefes de Pires no Tribunal de Contas da União (TCU) – seu órgão de origem – e na Casa Civil porque a polícia não tem conseguido localizá-lo.

0 comentários: