Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 11 de maio de 2008

Governo dos EUA encomendou 'dossiê' sobre Dilma

Governo dos EUA encomendou 'dossiê' sobre Dilma

O documento tem quatro folhas. Traz o carimbo de “sensível”.
Tem cara de dossiê. Um dossiê sobre Dilma Rousseff.

Produzido pelo Consulado dos EUA em São Paulo, foi ao banco de dados do Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

A migração ocorreu em 21 de junho de 2005.
Na véspera, Dilma assumira a chefia da Casa Civil de Lula. “Ela ocupou o lugar de José Dirceu, que caiu fora, semana passada, por causa de um escândalo de corrupção”, anota o texto remetido a Washington.

O documento foi obtido pelo diário gaúcho “Zero Hora”, que o publicou em sua edição deste domingo. Coisa fina. Contém oito tópicos. Lendo-os, descobre-se que Dilma foi virada do avesso pela equipe de informação do consulado paulistano dos EUA. Varreram a biografia de Dilma do nascimento, em 14 de dezembro de 1947, no Estado de Minas Gerais, à chegada ao Planalto. No geral, é apresentada como um cacto.

Abundam no texto os adjetivos híspidos: “durona”, “exigente”, “workaholic”.
Não escaparam, porém, os detalhes mais lúdicos e prosaicos: “Ela gosta de cinema e música clássica. Recentemente, ela perdeu peso, depois de [...] adotar a dieta do presidente [Lula]”.

Nos trechos dedicados à mocidade da ministra, o documento esboça o retrato de uma mocinha dona de agressivas certezas dogmáticas.

Foi ao cárcere da ditadura precedida de inquietante legenda.


Diz o documento, a certa altura:

“Ela foi capturada pelo Regime e aprisionada por três anos (o oficial se referiu a ela como Joana D'arc dos subversivos)”. Padeceu “22 dias de brutal tortura de eletrochoque”.


Vão abaixo algumas das informações guardadas nos arquivos de Washington:


Joana d'Arc dos subversivos torna-se chefe da Casa Civil: É esse o subtítulo do item dois do “dossiê Dilma”. Anota: “No dia 21 de Julho [de 2005], o presidente Lula nomeou Dilma Rousseff, 57, como sua nova ministra-chefe da Casa Civil.

Ela ocupou o lugar de José Dirceu, que caiu fora, semana passada, por causa de um escândalo de corrupção. Dirceu estava envolvido profundamente nas estratégias políticas da administração, mas Rousseff anunciou na sua cerimônia de posse que tem a intenção de se focar mais em colocar em andamento a agenda política administrativa [...]”;
Gestora durona...
Sérgio Lima/Folha

0 comentários: