Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de abril de 2008

Carlos Marighela, o ideólogo do terrorismo

CONHEÇA O 'HERÓI' ESQUERDIZÓIDE

Carlos Lamarca

Há mais de 16 anos, em 25 de agosto de 1983, um ex-terrorista, Liszt Benjamim Vieira, então Deputado Estadual pelo PT do Rio de Janeiro, pronunciou um discurso na Assembléia Legislativa, no qual fez a seguinte assertiva sobre o ex-Capitão: "Senhor Presidente, Senhores Deputados, hoje, 25 de agosto, Dia do Soldado, queremos homenagear um herói brasileiro. (...) Cursou a Escola Militar, onde foi o primeiro aluno.
Seguiu brilhante carreira militar..."

Por ser "herói" sua viúva, desde 1984, recebe pensão do Exército.

Por ser "herói"sua família também recebeu, por decisão da Comissão dos Desaparecidos, em 11 de Setembro de 1996, a quantia de R$ 100 mil de indenização.

Na realidade, em torno de Lamarca construíram-se muitas lendas.

À lenda de que foi primeiro aluno da AMAN, opõe-se à realidade de que saiu Aspirante-a-Oficial classificado em 46º lugar, numa turma de 57 cadetes.

À lenda de que era brilhante atirador, opõe-se a realidade de que nunca conseguiu média maior do que 78 pontos no tiro de precisão, com revólver calibre .38 (numa possibilidade de fazer 100 pontos), ou seja,
um atirador apenas mediano - e que usava a sua condição de "atirador" para roubar munição e entregá-la para as organizações comunistas.

À lenda de que era um exemplar marido e chefe de família, opõe-se a realidade de que foi obrigado a se casar, ainda como cadete, por ter engravidado sua própria irmã de criação, Maria Pavan, e que a enviou para Cuba com um casal de filhos -- o menino viria a ser tenente do exército cubano -- não por temer por sua segurança, mas para desfrutar do convívio da sua já amante, Yara Iavelberg.

À lenda de que era um Oficial com brilhante carreira militar, opõe-se a realidade de que desertou do Exército Brasileiro.
Ao divergir, não pediu sua saída conforme os princípios de ética e de moral que lhe foram ensinados na caserna.
Usando a própria farda, roubou e traiu seu sagrado juramento de Oficial do Exército, demonstrando não possuir a lealdade que caracteriza o soldado.

À lenda de que era um herói, "libertador da Pátria", opõe-se a realidade de suas ações terroristas: assaltos a bancos, seqüestros de embaixadores, assassinatos, incentivador de guerrilhas urbana e rural, roubo de armamento e aliciador de outros militares para a causa comunista.

Insuspeitas são as opiniões de Ariston Oliveira Lucena sobre Lamarca - que com ele participou do assassinato do Tenente Mendes em Registro, publicadas em entrevista no "Jornal do Brasil" de 22 de setembro de 1988: "... era teoricamente despreparado e politicamente sem experiência ... tinha frieza e intuição ... era autoritário e não gostava de ser contrariado ..."

Também insuspeitas são as declarações de José Araújo da Nóbrega, ex-sargento do Exército e militante da VPR, que, em maio de 1970, escreveu de próprio punho:

"O Cap Lamarca não possui um QI satisfatório, à altura de ser um líder revolucionário. É um elemento de caráter volúvel, não tem posição definida, suas decisões são tomadas seguindo suas tendências emocionais. Suas qualidades militares são limitadas, tem limites de aproveitamento prático do conhecimento técnico que possui. É pouco engenhoso. O valor político que possui para ser um líder de esquerda lhe foi dado pela imprensa (interessada ou não). As suas façanhas são limitadas e são raras, todavia é elemento audacioso."

Na realidade, apesar da audácia, da lenda e do mito, Lamarca foi, somente, uma pessoa de muitas limitações, além de ter sido um terrorista, ladrão, assassino, desertor e um traidor do Exército e da Pátria.
por Rivadávia Rosa

2 comentários:

Anônimo disse...

Somente um milico burro como voce poderia escrever tamanha estupidez...

Soldado Rosa...cai na real: ninguem fez filme dos gorilas que mandaram no Brasil, a mando dos gringos, por 25 anos...por que? Porque heroi e' aquele que da' a vida, se necessario, pela causa e nao borra botas de "caserna"...

Anônimo disse...

Sr. anônimo

HERÓI é o homem que se AUTO-SUPERA...

Quer heróis?

PROCURE-OS ENTRE GENTE SIMPLES, DO POVO, QUE CONSEGUE VIVER COM UM SALÁRIO MÍNIMO, SENDO HONESTOS, PROBOS E DECENTES..

Quer herói?

Vá a fila de um hosptal público e observe o bando de doentes, com dor, sem remédios, que ainda lhe sorriem...

Mas jamais diga que um ASSASSINO, LADRÃO seja um herói...

Pessoas do seu tipo, SUB-CONSCIENTES, deverão, num futuro próximo, serem alijados da face da terra...

A humanidade tém pressa de EVOLUÇÃO.

O sr perdeu a vaga no câmbio do futuro"

por Gracias a La Vida