Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

“Oposição” ensaia pedir investigação sobre mágica evolução patrimonial da família Lula no pós-Mensalão



Por Jorge Serrão


Animada com a surpreendente condenação do núcleo político do Mensalão, a até agora ineficiente e inexpressiva “oposição” ao PT no Congresso já ensaia promover uma devassa sobre a magnífica evolução do patrimônio de Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares.

De olho no redesenho de forças para a campanha de 2014, adversários e inimigos de Lula ameaçam fazer agora aquilo que não fizeram antes, por conveniência ou erro de estratégia política, quando o escândalo foi denunciado no meio do primeiro mandato presidencial.

Ontem, dentro do plenário do STF, se falava de tal assunto, com informes vindo da Câmara e do Senado.

As pré-condições para alvejar Lula foram escancaradas com o resultado final do julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal.

Todo mundo sabe que José Dirceu de Oliveira e Silva se transformou no grande bode expiatório.

Embora todos saibam que ele não era o único ou o maior chefe da quadrilha, ele pagará o pato junto com os companheiros José Genoíno e Delúbio Soares.
Os três podem até pegar penas que os levem a uma pequena temporada na prisão ou a uma forçada prestação de serviços à comunidade.

Dirceu, Genoíno e Delúbio pagarão para o chefão deles ser poupado?

Eis a questão...

O Alerta Total já antecipou na edição de 10 de outubro. Sob a presidência de Joaquim Barbosa no STF, a partir de 18 de novembro, o mito Lula deverá enfrentar o rigor da Justiça – com o agravante de que agora não tem mais foro privilegiado para se blindar.
Barbosa deverá retirar o estranho segredo de Justiça sobre o Processo Investigatório 2.474.

Os 77 volumes em sigilo apuram as supostas irregularidades no convênio entre o Banco BMG e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a participação da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), para a “operacionalização de crédito consignado a beneficiários e pensionistas”.

O caso contra Lula dormita “blindado”, desde 2007, no Supremo.


A petralhada pretende retaliar pesado. Exigirá que o STF tenha o mesmo rigor com o julgamento do chamado Mensalão Mineiro.

Mas este contra-ataque pode se transformar em um Arakiri.

Afinal, o escândalo não compromete apenas e diretamente o tucano Eduardo Azeredo e, indiretamente, o provável presidenciável Aécio Neves.

Quem também dança, mais ainda, neste processo é Marcos Valério Fernandes de Souza.

Já condenado a 40 anos, um mês e seis dias de prisão pelos crimes do atual Mensalão, será que Valério aceitará, passivamente, passar um mínimo de 6 anos e 8 meses preso em regime fechado, em silêncio obsequioso?


Valério é uma bomba que pode estourar no colo do PT, bem antes de ser também pego pelo Mensalão Mineiro.

Se Valério sair do controle, sem dúvida, vai sobrar para o chefão Lula.

Até agora, o que ele tem feito é ameaçar abrir o bico. Já mandou amigos lançarem a versão na revista Veja de que Lula seria o chefe maior do Mensalão.

Toda semana, vão e vêm os boatos de que pode conceder alguma entrevista bombástica ou liberar o vídeo (produzido por um cineasta que contratou) para revelar o que ainda não foi dito claramente sobre o famoso escândalo de corrupção.

Blefe ou não, Valério é um terror permanente para a petralhada.

Só precisa rezar para não fazer companhia a Celso Daniel e outros cadáveres politicamente insepultos do nada Admirável Novo Mundo a Petralhagem...

Voltando ao Boi numa fria, o resultado do segundo turno eleitoral pode radicalizar o processo de tentativa de implosão política e judiciál do mito Lula.

Mesmo vencendo em São Paulo com o incomPTente Fernando Haddad – o que é possível em função do desgaste pessoal de José Serra -, Lula perde força para a guerra de 2014.

Seu futuro dependerá, primeiro, do estado de saúde.

Segundo, que a conjuntura econômica internacional desfavorável não atrapalhe o desempenho do governo Dilma.

E, terceiro, que os novos processos do Mensalão, milagrosamente, não atinjam diretamente o chefe maior do PT.

Aliado tradicional, como PSB, ensaia voo solo com Eduardo Campos ou em parceria com os tucanos – dependendo da habilidade de Aécio Neves, que também sonha com o trono do Palácio do Planalto.

A fidelidade do PMDB é pragmática e sempre pende para o lado que tenha mais certeza de vencer a eleição.

Outro risco de traição para o PT é o sinal dado pelo PRB – ligado à Igreja Universal do Bispo Edir Macedo -, que pode lançar Celso Russomano como candidato a vice na reeleição de Geraldo Alckmin para o governo do Estado de São Paulo.

O cenário começa a ficar esquisito e com sérios riscos de que as futuras disputas de poder saiam do controle e abram caminho para a sempre ameaçadora ruptura política – que pode descambar para uma ruptura institucional.

Vendo que perderá o poder, o PT investirá na radicalização ideológica e investirá de forma covarde contra aqueles que considera inimigos maiores: os adversários políticos e a liberdade midiática.

A confusão política lembra bem a famosa República de Weimar da Alemanha pré-nazista, quando os extremismos abriram espaço para a ascensão de Adolf Hitler.

Os santos guerreiros de Lula lutarão para destruir tudo que lhes pareça dragões da maldade.

O resultado final desta batalha fanática e suicida tende a ser nada bom para a Democracia no Brasil.

A pergunta que se faz sempre que tal cenário se desenha tem respostas complexas e repletas de dúvidas.

Será que os militares estão preparados para atuar como o poder moderador no conflito radical que parece inevitável?


Ou quem poderia assumir tal papel é o Supremo Tribunal Federal agora revigorado como poder republicano perante a opinião pública e publicada?

O tempo (que pode ser curto) será o senhor de tão complicadas e complexas respostas político-institucionais.

25 de outubro de 2012 

1 comentários:

Anônimo disse...


Estavam reunidos, um Engenheiro, um Contador, um Químico, um Banqueiro, um Téc.em Informática, um Político e seus cachorros.


O Engenheiro ordenou a seu cachorro:
§ Escalímetro, mostra tuas habilidades! O Cãozinho pegou um martelo, umas tábuas e num instante construiu um casinha para cachorros. Todos admitiram que era uma façanha.
O Contador disse que seu cão podia fazer algo melhor: Cash Flow, mostra tuas habilidades! O cachorro foi à cozinha, voltou com 24 bolinhos, dividiu os 24 bolinhos em 8 pilhas de 3 bolinhos cada.Todos admitiram que era genial.
O Químico disse que seu cão podia fazer algo melhor: Óxido, mostra tuas habilidades!
Óxido caminhou até a geladeira, pegou um litro de leite, umas bananas, colocou tudo no liquidificador e fez uma vitamina. Todos aceitaram que era impressionante.
O Banqueiro falou que seu cão era insuperável na arte de administrar dinheiro. Vai Tio Patinhas, mostra tudas habilidades! Patinhas pegou algumas notas, saiu com elas, comprou e vendeu na bolsa, e voltou com dez vezes mais !!! Todos aplaudiram e já queriam contratar Patinhas.
O Téc. em Informática sabia que podia ganhar de todos: Megabyte, vamos lá !
Megabyte atravessou o quarto, ligou o computador, verificou se tinha vírus, redimensionou o sistema operativo, mandou um email e instalou um jogo excelente. Todos sabiam que este era muito difícil de superar.


Todos então, olharam para o petista e disseram: E seu cão, o que pode fazer?



O Político chamou seu cão e disse: Cumpanhero, mostra tuas habilidades!
Cumpanhero de um salto, comeu todos os bolinhos, tomou a vitamina, colocou o dinheiro nas quecas, cagou na casinha, deletou todos os arquivos do computador, armou a maior zorra com os outros cachorros. Expulsou todo mundo, exibindo um título falso de propriedade.
Ahhhh! E, quando a polícia chegou, alegou que não sabia de nada...