Agora sim, Lula explode de inveja e ódio por esta honraria concedida a Fernando Henrique
Apesar de Lula não ter nada a ver com a área , porque Lula não admite sua situação de quase analfabeto e torneiro mecânico com segundo grau - vive ressentido com isto, em choque com FH e disputando espaço com ele.
Mas tai, este caso é um tipo de prêmio nítidamente político , maior do que o mérito do premiado.
A obra de Fernando Henrique jamais abordou questões internacionais relevantes, se circunscreveu a temáticas regionais.
Nunca se dedicou a buscar soluções para problemas da sociedade mundial e da civilização, e foi fundamentalmente um trabalho destinado a indagar sobre a temática da dependência do Brasil e da América do Sul.
Principalmente esta, a América do Sul.
Nem sobre o México, ela foi importante.
Celso Furtado teve obra muito maior e não teve o reconhecimento merecido. Ninguém coloca em dúvida, entretanto, a personalidade política mundial que Fernando Henrique passou a ser, depois de presidente do Brasil.
E foi por esta condição,que ele recebeu este prêmio.
Roberto Rosen, Brasília.
Fernando Henrique Cardoso recebe nesta quarta-feira o Prêmio Kluge, considerado o Nobel de Sociologia. A premiação é uma concessão da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos a personalidades mundiais que se destacam pela produção acadêmica na área de ciências humanas.
Segundo a justificativa do prêmio, FHC será o primeiro latino americano contemplado por seu papel “na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação em uma democracia com forte crescimento econômico”. Fernando Henrique é autor ainda de 23 livros e mais de 100 artigos
0 comentários:
Postar um comentário