Alunos de federais em greve querem 10% do PIB para educação.
Nesta quinta-feira, estudantes protestaram em São Bernardo.Janaína Carvalho
Do G1, no Rio de Janeiro![]()
Estudantes de universidades federais do Rio de Janeiro fizeram manifestação durante evento da entrega de apartamentos do 'Minha Casa, Minha Vida", que teve a presença da presidente Dilma Rousseff na manhã desta sexta-feira (6).
Nesta quinta-feira, Dilma enfrentou protestos de estudantes em greve da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo.
Alunos da UFF, Unirio, UFRJ, IFRJ e Uezo tentaram chamar a atenção da presidente para que ela aprove a proposta aprovada na Câmara que destina 10% do PIB para a educação. O governo, no entanto, propõe 8%.
“Queremos que quando for a vez dela aprovar os 10%, que ela faça isso. Não podíamos nos furtar do papel de pressionar a presidente a respeito do assunto. Esses 10% são fundamentais para todos os investimentos na área da educação. É só por isso que lutamos”, afirma a estudante Beatriz Lopes, de 23 anos, aluna do curso de História da UFF.
O protesto começou exatamente durante o discurso da presidente Dilma.
Com cartazes, os jovens gritavam: “10% do PIB para a educação, aprovamos na Câmara e não abrimos mão”.
Os estudantes criticaram a postura dos seguranças do evento e alegaram que foram agredidos.
“Isso é um absurdo. Lutamos por uma coisa que é nosso direito. Um amigo meu estava recebendo uma gravata de um segurança e eu peguei o celular para gravar. O segurança simplesmente jogou o aparelho no chão e ainda pisou”, diz Gabrielle D’Almeida, 22 anos, aluna do curso de Nutrição da Unirio.
Também nesta sexta-feira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o governo confia na “maturidade” dos servidores que reivindicam por reajustes salariais. Gilberto Carvalho afirmou que o governo tem muita preocupação com a economia e que é preciso ter “responsabilidade”.06/07/2012
sexta-feira, 6 de julho de 2012
No Rio, Dilma enfrenta segundo dia de protestos de estudantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário