Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

No Rio, Dilma enfrenta segundo dia de protestos de estudantes



Alunos de federais em greve querem 10% do PIB para educação.


Nesta quinta-feira, estudantes protestaram em São Bernardo.

Janaína Carvalho
Do G1, no Rio de Janeiro


Estudantes de universidades federais do Rio de Janeiro fizeram manifestação durante evento da entrega de apartamentos do 'Minha Casa, Minha Vida", que teve a presença da presidente Dilma Rousseff na manhã desta sexta-feira (6).

Nesta quinta-feira, Dilma enfrentou protestos de estudantes em greve da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo.

Alunos da UFF, Unirio, UFRJ, IFRJ e Uezo tentaram chamar a atenção da presidente para que ela aprove a proposta aprovada na Câmara que destina 10% do PIB para a educação. O governo, no entanto, propõe 8%.

“Queremos que quando for a vez dela aprovar os 10%, que ela faça isso. Não podíamos nos furtar do papel de pressionar a presidente a respeito do assunto. Esses 10% são fundamentais para todos os investimentos na área da educação. É só por isso que lutamos”, afirma a estudante Beatriz Lopes, de 23 anos, aluna do curso de História da UFF.

O protesto começou exatamente durante o discurso da presidente Dilma.

Com cartazes, os jovens gritavam: “10% do PIB para a educação, aprovamos na Câmara e não abrimos mão”.

Os estudantes criticaram a postura dos seguranças do evento e alegaram que foram agredidos.

“Isso é um absurdo. Lutamos por uma coisa que é nosso direito. Um amigo meu estava recebendo uma gravata de um segurança e eu peguei o celular para gravar. O segurança simplesmente jogou o aparelho no chão e ainda pisou”, diz Gabrielle D’Almeida, 22 anos, aluna do curso de Nutrição da Unirio.

Também nesta sexta-feira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o governo confia na “maturidade” dos servidores que reivindicam por reajustes salariais. Gilberto Carvalho afirmou que o governo tem muita preocupação com a economia e que é preciso ter “responsabilidade”.
06/07/2012

0 comentários: