Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Deputados terão 78 mil reais por mês para gastar com assessores



Congresso Nacional
Reajuste da verba de gabinete autorizado pelo presidente da Câmara, Marco Maia, foi de 30%, ainda maior do que o estimado


Marco Maia
(Ailton de Freitas/Agência O Globo)

O reajuste aprovado na semana passada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para as verbas de gabinete foi publicado nesta quarta-feira e trouxe uma surpresa: em lugar do 25% estimados, o presidente da Casa, deputado Marco Maia, autorizou aumento de 30%.

Com isso, cada deputado terá, a partir deste mês, verba de 78 mil reais mensais para gastar com pagamentos de funcionários que trabalham nos gabinetes ou nos escritórios políticos nos estados. A maioria, não precisa sequer comprovar presença na Câmara.

Maia justificou o aumento como uma recomposição do benefício considerando “o desgaste inflacionário”, informou a Agência Brasil. As despesas extras a partir de julho serão custeadas pelas dotações orçamentárias da Câmara.

Reivindicação antiga dos deputados e assessores, que alegam que os funcionários não concursados estavam havia quase cinco anos sem reajuste, o aumento da verba de gabinete acontece a três meses da eleição.

Atualmente, os salários dos assessores de gabinete podem chegar a R$ 8.040,00, considerando as gratificações. Sem elas, a maior remuneração é de R$ 4.020,00.

Pelo regimento, com a verba, cada deputado pode contratar de cinco a 25 secretários parlamentares, como são classificados os não concursados, e a Câmara tem um total de 10.200 funcionários nessa situação.


0 comentários: