Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A SABEDORIA DAS MULTIDÕES



“A gente, é sabido, pensa em manadas; ver-se-á que também enlouquece em manadas e só recobra o juízo lentamente, um por um.”


Por Rivadávia Rosa

Sem dúvida. A mentira repetida – a soma de mentira ou falsidades múltiplas – pode erigir-se à verdade (pseuda), sobretudo em nosso mundão midiático.

Os sofistas se movimentam no terreno das aparências dos fenômenos.


Essa técnica - velha como 'rascunho da Bíblia' foi denominada por ARISTÓTELES de sofística – “a sabedoria (sapientia) aparente, mas não real” (El. Soph., 1, 165 a 21), e que passou a indicar a habilidade de aduzir argumentos capciosos e enganosos.

O autor do artigo “Os assaltantes da consciência” argumenta muito bem com o ‘apoio’ do mestres na manipulação das massas e até de JOSÉ ORTEGA Y GASSET para concluir cínica e perversamente:

“São esses mesmos instrumentos manipuladores que construíram o Partido Republicano americano e hoje incitam seus membros a impedir a taxação dos ricos para resolver o problema do endividamento do país, trazido pelas guerras, e a exigir os cortes nos gastos sociais, como os da saúde e da educação. Essa mesma manipulação produziu Quisling, o traidor norueguês a serviço de Hitler durante a guerra, e agora partejou o matador de Oslo.”

A refutação desta perversa falácia não pode nem deve cessar. É conhecido o viés esquerdista do autor e todos sabemos que a doutrinação com o objetivo de doutrinar as massas é promovido pelas esquerdas a partir da (de) formação escolar.

O Partido Republicano e o Tea Party nos EUA opõem-se justamente ao avanço do Estado sobre as liberdades individuais e pelo que se sabe não há notícia de doutrinação no sentido de ‘dominação das massas’ ou de violência política.

Quem procura degradar as instituições e a sociedade são justamente os adeptos do socialismo, vulgarmente conhecido como comunismo, apresentado sob as mais diversas variantes.

O fato é que durante todo o século passado o mundo assistiu estupidificado o experimento em que os devotos do materialismo (dialético, ‘histórico’) - doutrina oficial da ideologia conhecida como comunismo – acreditavam na bela idéia abstrata de emancipar/salvar a humanidade enquanto concretamente censuravam, prendiam, torturavam, matavam milhões de pessoas reais dessa mesma humanidade.

O ABSOLUTO
do abstrato fascinava, mas o concreto – o ser humano – era odiado.

Basta observar que eles ainda continuam adorando o democida (asssassino dos cidadãos de seu próprio país) – Fidel Castro, Chávez Frías, o terrorista e seqüestrador Manuel Marulanda, vulgo Tirofijo, o sanguinário Ernesto Che Guevara, além é claro de Lênin, Stalin, Mao.

Porém, é Donoso Cortés quem adverte:

Os séculos dos argumentadores são os séculos dos sofistas e os séculos dos sofistas são os séculos das grandes decadências. Por trás dos sofistas surgem sempre os bárbaros, enviados por Deus, para cortar com a espada o fio do argumento.” (Juan Francisco María de la Salud Donoso Cortés), Marquês de Valdegamas, filósofo – 1809-1853.

Afinal há o que se denomina ‘demência das massas’ – caracterizado por delírios populares e a loucura das multidões – em que indivíduos habitualmente sensatos e inteligentes se convertem em massa de idiotas quando atuam coletivamente, identificada pelo escocês CHARLES MACKAY em 1841, que trabalhava no periódico londrino The Morning Chronical. No Brasil – tivemos no início do século passado a revolta das vacinas no Rio de Janeiro.

CHARLES MACKAY - assim sintetizou sua ‘tese’: “A gente, é sabido, pensa em manadas; ver-se-á que também enlouquece em manadas e só recobra o juízo lentamente, um por um.”

Essa ‘tese foi posta em dúvida em nossa era da internet.

Em 2004 JAMES SUROWIECKI – colunista da revista The New Yorker – propôs contraditar a sabedoria das multidões – num tratado que procura demonstrar como as multidões ou grupos de pessoas podem muitas vezes tomar decisões mais inteligentes que os especialistas e experts, sustentando que o valor agregado do conhecimento de milhões de pessoas é superior ao de indivíduos solitários, por mais experts que sejam em suas especialidades, e que as respostas da multidão são no mais das vezes acertadas quando as pessoas atuam independentemente, sem exercer influência uns sobre os outros, porém, ao mesmo tempo agindo subconscientemente como os demais.

SUROWIECKI inicia seu argumento com uma anedota do cientista britânico FRANCIS GALTON. Em 1906 – durante uma feira agropecuária – GALTON se propões averiguar até que ponto poderia um grupo de 787 pessoas determinam o peso exato de um boi. Quando o peso do boi foi revelado – 543 quilogramas – resultou que a estimativa média da multidão havida sido – assombrosamente 542,5 quilogramas.

O livro de SUROWIECKI se converteu em bestseller e o conceito – A SABEDORIA DAS MULTIDÕES (The wisdom of crowds) se popularizou no mundo corporativo.

Isso vem sendo utilizado por sítios como YAHOO, GOOGLE, MYSPACE e NETFLIX – baseada na ‘sorte’ do coletivismo online, onde cada vez mais aumentam os negócios e a circulação de dinheiro, e onde se mensura até a pauta de consumo em tempo real. Nesse sentido e objetivo os usuários dos computadores pessoais são vigiados onde quer que acessem a um sítio da Web.

RESUMINDO: a nível sociopolítico persiste em pleno século XXI o ‘Complexo de Fourier’ – mal socipsicológico descrito pelo economista austríaco – LUDWIG VON MISES – que aflige às esquerdas latino americanas e européias – configurando um raríssimo caso de igualitarismo psiquiátrico, onde o denominador comum está representado por um ‘sonho’ ou fuga de desejos reprimidos – que consiste em atribuir aos outros – à burguesia, ao imperialismo, ao capitalismo, ao ‘neoliberalismo’ os ‘males’ da fome, da violência, guerras e genocídios – e assim, sob o cunho de ‘reivindicações sociais’ – procuram ocultar suas amargas frustrações psicossociais.

O 'assalto' é contra a inteligência.


Abs

Rivadávia

0 comentários: