Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 11 de outubro de 2008


O dilema de Lula - 2
Gustavo Miranda/Ag. Globo
DE OLHOS FECHADOS
O ministro José Múcio: distância de onde houver disputa entre aliados

Um episódio ocorrido no primeiro turno influenciou a decisão do presidente de manter uma distância estratégica na campanha paulistana. Em setembro, por pressão do PT, Lula foi a Natal tentar socorrer a candidata Fátima Bezerra, que estava em dificuldades eleitorais.

No palanque, ele atacou a candidata rival, Micarla de Sousa, do PV, sua família e um dos patrocinadores políticos da campanha, o senador José Agripino, líder do DEM. Micarla, porém, venceu no primeiro turno.

A oposição aproveitou para nacionalizar a vitória em Natal, atrelando o resultado da eleição à presença de Lula na cidade.

Na terça-feira passada, o senador Agripino passou mais de duas horas discursando na tribuna do Senado e recebendo elogios por ter derrotado o presidente.

Irritado, Lula reconheceu que sua atitude deu à oposição discurso para um evento político sem nenhuma importância.

"Ninguém vai me empurrar outra Micarla", desabafou.

Há ainda outro componente que serve como justificativa para o presidente restringir sua participação nas eleições: o risco de criar área de atrito entre os aliados, principalmente os do PMDB.

O partido mais poderoso do Congresso ratificou nas urnas a condição de legenda com mais prefeitos e deve se consolidar de agora em diante como sócio majoritário do governo. Assim, onde houver um peemedebista na disputa, Lula se afastará, mesmo onde gostaria de apoiar um velho companheiro de partido – como em Salvador, onde o petista Walter Pinheiro disputa contra o atual prefeito, João Henrique, do PMDB.

"O governo não pode passar nem pelo espaço aéreo das cidades onde há disputa entre dois partidos da base", afirma o ministro das Relações Institucionais, José Múcio.

A agenda oficial também ajudou Lula a se distanciar do segundo turno.
Ele viaja neste domingo ao exterior, retornando apenas às vésperas do fim da campanha.

Na semana passada, Lula deixou-se fotografar em seu gabinete, descontraído, acompanhado da ministra Dilma Rousseff e do governador José Serra, os dois principais candidatos à sua sucessão.

O encontro, oficialmente, era para discutir uma obra ferroviária no estado. A imagem irritou Marta Suplicy e os petistas, mas o objetivo dela era mostrar que, apesar do dilema, o presidente está acima de assuntos "menores".


0 comentários: