Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

União quer limite a estrangeiro na Amazônia Incra aguarda parecer da Advocacia Geral da União para definir restrições à aquisição de terras por empresas de capital externo

Consultor-geral da AGU diz que empresas estrangeiras têm adquirido "grandes extensões de terras" sem qualquer tipo de restrição




O governo federal vai fechar o cerco à "invasão estrangeira" na Amazônia.

Até a próxima semana, o Incra terá em mãos uma solução jurídica para dificultar a compra de terras por empresas brasileiras controladas por capital estrangeiro.

Um parecer da Advocacia Geral da União vai fixar limites para essa aquisição, o que hoje não existe.


As regras, que passam a vigorar tão logo fique pronto o parecer, vão valer para todo Brasil.

Mas o alvo principal é a Amazônia, onde estão 55% das propriedades do país registradas em nome de estrangeiros: são 3,1 milhões de hectares dos 5,5 milhões de hectares cadastrados no Incra por pessoas físicas e jurídicas de outras nacionalidades.

A presença estrangeira pode ser ainda maior, já que os proprietários não são obrigados a identificar a nacionalidade na hora do registro.


"É preciso estabelecer regras urgentes porque há uma disputa mundial pelas terras brasileiras", diz Rolf Hackbart, presidente do Incra.

Ele tem repetido que as medidas são necessárias não por uma "questão de xenofobia, mas de soberania"

FERNANDA ODILLA
A Folha

O interesse estrangeiro pelas terras nacionais cresceu com a estabilidade econômica do país e a necessidade de produzir alimentos e biocombustíveis.

0 comentários: