Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A dona da Amazônia: socialite Ana Paula Junqueira

MAX G PINTO

Bela e alegre, a socialite Ana Paula Junqueira está em todas as festas. As mais cobiçadas, bien sûr.

Aos 36 anos, transita pelo grand monde na companhia de amigos estrelados como a top model Naomi Campbell.

Também se notabiliza por ser anfitriã de representantes do jet set internacional. Recebeu recentemente em sua casa, em São Paulo, ninguém menos que o príncipe Andrew Albert Christian Edward, quarto na linha de sucessão ao trono britânico. E foi a cicerone informal do filho de Elizabeth II.

Ana Paula e o milionário sueco Johan Eliasch, com quem vive há cinco anos, trouxeram o príncipe de Londres para o Brasil no avião do casal e ofereceram a ele um magnífico jantar com direito a pista de dança.

Lindas mulheres – muitas delas desacompanhadas – estavam ansiosas em conhecer de perto, na festa, aquele que já foi o príncipe mais bonito do Reino Unido. Corre a notícia de que algumas trocaram os papéis de assentos reservados para arranjar uma posição melhor junto
ao convidado.

“Andrew é meu amigo há muito tempo. Ele levou uma imagem superboa do Brasil”, conta Ana Paula, após o riso cristalino que a acompanha em sua agitada vida social.

CELIO JR/AE e Divulgação

Ela também tem chamado a atenção da imprensa – daqui e do Exterior – pela extensa propriedade que o marido arrematou no coração do Amazonas.

É uma área maior do que Londres, cidade onde Johan Eliasch cresceu e consolidou sua fortuna estimada em 355 milhões de libras, o equivalente a R$ 1,44 bilhão.

Segundo Ana Paula, que deve se casar oficialmente com o empresário no final do ano, são mais de 140 mil hectares divididos em duas fazendas localizadas a cerca de uma hora de avião de Manaus.

“Para falar a verdade, é difícil encontrar algo parecido com aquilo.
É uma imensidão verde.Quando você olha, são 360 graus de florestas”
, revela.

Nesse terreno situado entre Manicoré e Itacoatiara, Ana Paula é a própria rainha. A socialite visita as famílias que vivem nos arredores, planeja fazer um documentário da região – comprada com grande incentivo de sua parte – e garante se sentir bem à vontade no meio do mato.

“Gosto de terra. Nasci numa fazenda no interior de São Paulo e vivi lá até os 15 anos, subindo em jabuticabeira”, explica.

Ela mostrou a propriedade ao príncipe Andrew, que se impressionou com o lugar, que teria custado oito milhões de libras (cerca de R$ 32 milhões) a Eliasch, dono da marca esportiva Head.

“Subimos o rio Madeira e Andrew ficou interessado pelo trabalho de preservação que fazemos lá”, emenda.

De acordo com Ana Paula, foram plantadas 200 mil árvores. Além dessa propriedade, o casal tem residência na capital paulista, em Paris e em Londres, no requintado bairro de Mayfair.


Outra questão importante nessa história é a aquisição de terras amazônicas por estrangeiros milionários.

O procedimento recebeu o epíteto de “colonialismo verde”.

Ana Paula rebate, alegando que o colonialismo tira tudo de bom de uma terra, o que, em suas palavras, não ocorre no caso de Eliasch.

E reforça a defesa do marido:


“Para o brasileiro, a Amazônia é sagrada.
Só pode ser do brasileiro. O detalhe é que os
críticos não averiguaram que eu sou brasileira. A Amazônia sempre será do Brasil.

Ela é nossa”, completa.

Matéria completa aqui: Revista IstoÉ

0 comentários: