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quinta-feira, 29 de maio de 2008

Efeito Mozart...

WOLFANG AMADEUS MOZART(Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart - WOLFANG TEÓFILO CRISÓSTOMO (AMADEUS) MOZART – Salzburgo, 27/01/1756 – Viena, 05/12/1791)

“A música dá alma ao coração, asas ao pensamento e impulso à imaginação.” PLATÃO
“A música está em tudo. Do mundo sai um hino”. VICTOR HUGO (1802-1885)

O EFEITO-PODER DA MÚSICA sobre a mente – em pesquisas de neuropsicólogos e psicólogos norte americanos foi demonstrado cientificamente que ouvir MOZART ‘aumenta a capacidade intelectual’.

O ESTUDO foi realizado primeiramente em ratazanas; depois repetido em estudantes de arquitetura – pelo neuropsicólogo DANIEL KIMURA, em 1964.

A PARTIR DE ENTÃO – novos estudos foram realizados utilizando-se a música do gênio de Salzburgo - em diferentes áreas do desenvolvimento humano, especialmente no FORTALECIMENTO DA INTELIGÊNCIA E DA APRENDIZAGEM; SAÚDE CORPORAL; e CRIATIVIDADE.

DONALD CAMPBELL no livro O Efeito Mozart – divulga esses estudos e desenvolve um grupo de faixas musicais que tem efeitos sobre crianças e adultos.

O EFEITO MOZART – quando a pessoa ouve a música de MOZART – pode alterar as ondas que o cérebro emite, resultando na passagem de um estado consciente (excitação cortical) – a um estado inconsciente (relaxamento), porém sem perder a noção de realidade, o que permite expandir as habilidades que a pessoa possui ao máximo.


PARA SER CRIATIVO – é necessário ativar o hemisfério direito, colocando o cérebro em ondas alfa;

PARA ESTUDAR e obter aproveitamento máximo – é necessário trabalhar com o hemisfério esquerdo e estar em contato com as ondas delta;

PARA RELAXAR e TRABALHAR exercícios para estimular a saúde mental e corporal – é necessário acionar simultaneamente ambos os hemisférios e estar em ondas theta.

nos estados alterados de consciência – como o sono, o relaxamento e a meditação – a partir da análise de encefalogramas e outros exames possibilitados pela moderna tecnologia - foram descobertas diferentes ondas que existem no cérebro, dependendo do estado de consciência.

O indivíduo em estado consciente apresenta ondas beta; em estado de relaxamento – ondas alfa, que se caracteriza por baixa voltagem e freqüência média; depois vem a primeira etapa do sono, caracterizada pelas ondas theta.

NESSE ESTÁGIO – os olhos começam a girar lentamente de um lado para outro. NO ESTÁGIO seguinte – aparecem os fusos do sono, que desaparecem ao serem substituídos pelas ondas delta, de freqüência extremamente baixas. POR FIM – a etapa REM – Rapid Eye Movements em que acontece os sonhos.

AÍ TEMOS a dinâmica denominada inibição recíproca, que indica as fases desde o estado de vigília ao sono – igualação (consciente), paradoxal (cansaço) e ultraparadoxal (sono), devido a que quanto mais excitado está o cérebro, mais inibido estará o sistema límbico (cerebelo) e vice-versa.

ASSIM – quando uma pessoa estuda – seu córtex está ocupado com essa tarefa, e à medida que a fadiga avança entrará na etapa paradoxal, até a ultraparadoxal – o sono, em que o córtex se inibe e passa a funcionar o sistema reptiliano.

Os efeitos benéficos foram comprovados – na Grã-Bretanha – onde um grupo de monges relatou que suas vacas dão mais e melhor leite depois de ouvir as serenatas de MOZART; em WASHINGTON funcionários da emigração demonstraram que a música de MOZART em classe de Inglês – duplica a velocidade da aprendizagem; em Edmonton, Alberta, Canadá – os encarregados do trânsito põem música de MOZART nas ruas da cidade para diminuir os congestionamentos; os japoneses informam que seu melhor sakê é obtido quando é ouvida a música de MOZART.


É CERTO e os estudos confirmam que o quadrúpede – denominado humano – está geneticamente programado para ter habilidades e atitudes em algumas áreas mais que em outras, dependendo do sexo (homem, mulher ...), assim a vocação de uma pessoa - não têm um grande peso na decisão que conscientemente ela venha tomar, pois depende mais da programação genética de seu cérebro.

O hemisfério esquerdo, por exemplo é o encarregado das habilidades numéricas e do raciocínio, mais dominantes em profissionais da área de engenharia; o hemisfério direito – relaciona-se mais às funções artísticas, musicais, de introspecção e imaginação, sendo dominante nas mulheres e nos artistas.

ESSAS DIFERENÇAS características dos hemisférios – são mais fortes nos homens do que nas mulheres que possuem o corpo caloso mais desenvolvido (feixes de fibras nervosas que une os hemisférios cerebrais e responsáveis pela comunicação entre ambos).

EXPERIMENTE E CURTA O GÊNIO. O abuso musical não faz mal à saúde (nesse caso).

DON CAMPBELL – dá as dicas:

- FORTALECIMENTO MENTAL – para a inteligência e aprendizagem – concerto para violino n.º 3 em sol maior – KV. 216¹ e Eline Kleine Nachmusic KV. 525.

- SAÚDE FISICA – para descansar e relaxar – Quarteto para cordas n.º 16 em mi bemol KV 428, Concerto para piano 20 em ré menor e 21 em dó maior e Serenata Psthorn – KV. 320.

- LIBERAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO – Concerto para piano n.º 23 em lá maior KV 488. As doces danças alemãs, variações sobre Ah, vous dirais-je, mamam, a sinfonia n.º 40 KV e o Rondo alla turca da sonata em La maior KV, 33.
enviada por Gracias

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