Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de abril de 2008

Senado convoca Dilma para falar sobre dossiê

Oposição aprovou requerimento que obriga Dilma
a ir à Comissão de Infra-estrutura.
A ministra precisa comparecer em até 30 dias
sob pena de crime de responsabilidade.
Mais uma vez o governo deixou a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) na mão. A Comissão de Infra-Estrutura (CI) do Senado aprovou há pouco a convocação dela para que explique a montagem de um dossiê com despesas sigilosas do governo Fernando Henrique Cardoso. Foi em votação simbólica.

Apenas dois senadores da base aliada se encontravam na comissão: Romeu Tuma (PTB-SP) e Expedito Júnior (PR-RO). Outros cinco governistas assinaram o livro de presença, mas em seguida se mandaram, como é de praxe.

São eles: Gim Argello (PTB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Valdir Raupp (PMDB-RO), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ideli Salvatti (PT-SC).

Duas semanas atrás a oposição se aproveitou da falta de governistas e aprovou a convocação de Dilma para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento, também na Comissão de Infra-Estrutura.

Romero Jucá, líder do governo, foi acionado por telefone pelo seu colega Expedito Júnior, mas não chegou a tempo de evitar a convocação de Dilma.

Ele anexou dois requerimentos na comissão: um pede para que a convocação de hoje seja anulada e outra que transforma em convite a convocação aprovada há duas semanas.

Convite pode ser recusado, convocação não.

Atualização das 16h04 - Marconi Perillo (PSDB-GO), presidente da CI, indeferiu os dois requerimentos de Jucá.

Os considerou "extemporâneos", pois a comissão já debatia outro assunto quando foram protocolados.

Agora, somente cabe a Jucá apelar em plenário. Aqui.

por Gustavo Noblat e Carol Pires

0 comentários: