Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas

Talvez o maior vilão de Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas seja um programa de computador:

o já citado PowerPoint.


Muito usado em palestras corporativas, ele é a versão informatizada dos obsoletos projetores de slides e transparências. Com seus modelos padronizados e as facilidades que oferece para o desenho de diagramas e organogramas, tornou-se também o veículo ideal para os clichês empresariais.


Em 2003, uma equipe de técnicos da Nasa, a agência espacial americana, fez uma apresentação em PowerPoint sobre defeitos estruturais no ônibus espacial Columbia. A exposição alertava para a possibilidade de que pedaços do revestimento dos tanques de combustível se desprendessem e atingissem a nave, causando danos graves.

Só que a informação estava perdida no meio de uma tela do PowerPoint, entre outras tantas frases irrelevantes e expressões vazias como "dano significativo" ("significativo" compete com "estratégico" pelo lugar de adjetivo mais vago do jargão corporativo).

Uma semana depois, o Columbia explodiu ao reentrar na atmosfera terrestre, matando os sete tripulantes.

A causa do acidente: pedaços do revestimento que se soltaram.

O jargão obscuro, como se vê, não tortura apenas a língua.

Pode também fazer vítimas fatais.

"Sinergia", "mudança de paradigma", "ação estratégica": segundo um trio de consultores americanos,esse jargão corporativo serve apenas para exprimir a mais pura... idiotice

0 comentários: