Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

MST: protestos em todo país

Ações acontecem na véspera da data em que 19 trabalhadores sem-terra morreram em confronto com a polícia em Eldorado dos Carajás. Fazendas e prédios públicos foram ocupados em várias regionais brasileiras

Intensificaram nesta quarta-feira (16) as ocupações e os protestos na “Jornada de Lutas pela Reforma Agrária”.

As ações, realizadas em dez estados e no Distrito Federal, ocorrem às vésperas do 12º aniversário da morte de 19 trabalhadores sem-terra que entraram em confronto com a Polícia Militar em Eldorado dos Carajás (PA).

Segundo o MST, as ações desta quarta têm como objetivo o assentamento de 150 mil famílias em todo o país e a liberação de investimentos públicos na habitação e na produção agrícola dos assentados, inclusive com uma linha de crédito para construção de casas em áreas de assentamento.

Os alvos principais dos sem-terra são as agências dos bancos estatais - Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Segundo Janderson Barros, um dos líderes do MST, a Caixa não honrou um acordo feito com o MST que previa uma linha de crédito para a construção de casas nos assentamentos.

"Havia a previsão de liberação desse crédito, mas o acordo foi descumprido", disse Barros.

Em São Paulo, duas ocupações estão em andamento. Em uma delas, os trabalhadores rurais ocupam o prédio da Secretaria de Justiça de São Paulo, na região central da capital paulista.

Na outra, integrantes do MST ocupam um prédio da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de Bauru, no interior do estado.

Houve o início de uma terceira ação, mas os manifestantes foram dispersados quando ameaçavam bloquear a rodovia Presidente Dutra.

Aqui

0 comentários: