Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de março de 2008

Medo do Fed é que haja saques em outros bancos

O Fed vai baixar os juros hoje e a expectativa é que seja um corte de até 1 ponto percentual. É uma tentativa desesperada do banco central americano de evitar o agravamento da crise. O que houve com o Bear Stearns levou a crise para outro patamar. Houve uma corrida por saques neste banco, e isso é prova de falta absoluta de confiança no sistema bancário.

O medo das autoridades é que haja o mesmo movimento em outros bancos. O Fed pagou as contas desse banco que quebrou e vendeu o que restava ao JPMorgan no final de semana. A crise lembra a nossa crise bancária do final dos anos 90 e o nosso Proer. Não acontece nada parecido com isso nos Estados Unidos há muitas décadas.

O Fed tenta evitar um colapso no sistema bancário. Mas por que a crise ficou tão grave ao começar com por causa de empréstimos para a compra de casa própria a quem não tinha condição de pagar?

O que aconteceu foi que o mercado financeiro mudou muito, fez tantas inovações nos últimos anos que escapou de fiscalizações. O Fed agora tenta conter a crise e evitar a recessão e para isso está reduzindo os juros. O objetivo é fazer o dinheiro circular, fazer com que os bancos dêem novos empréstimos. Mas os sistema bancário está com problemas e com medo de emprestar. Os bancos podem simplesmente não repassar o dinheiro.

O Brasil, por enquanto, está bem. Mas se os preços das commodities continuar caindo como caiu ontem podemos ser afetados. Ninguém escapa de uma crise americana de grandes proporções. Assista abaixo no Bom Dia Brasil:

No Bom Dia Brasil

Enviado por Míriam Leitão

0 comentários: