Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 19 de março de 2008

Epidemia de dengue...

Secretaria de Saúde nega

RIO - A assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Saúde negou a informação de que técnicos do órgão tenham se reunido na manhã desta terça-feira para discutir o padrão adotado para definição de uma epidemia de dengue no Rio. A informação fora divulgada pela primeira edição do telejornal "RJTV", no início da tarde desta terça. De acordo com a assessoria, foi informado que os técnicos fizeram uma avaliação do número de casos no município. A secretaria nega que o Rio enfrente uma epidemia da doença e afirma que está monitorando os casos.

A assessoria explicou ainda que não procede a informação de que só existe uma epidemia quando a taxa de casos é de 470 por 100 mil habitantes, como também informou o telejornal. A secretaria disse apenas que, em anos com epidemia da doença, a taxa de ficava nesta faixa.

Rio tem mais de 1.100 casos de dengue em apenas um dia

Na segunda-feira, o número mortes por dengue este ano no município do Rio passou de 20 para 28, sendo que 30 casos de suspeita de dengue ainda não foram confirmados. A preocupação com o aumento dos casos de dengue na cidade, principalmente entre as crianças, tem lotado as emergências dos hospitais públicos do Rio.

Para dar vazão à grande procura, a secretaria estadual de saúde vai aumentar as vagas exclusivas para pacientes com dengue nos hospitais públicos até o fim do mês. Já a Secretaria municipal de Saúde reservou leitos de outros setores, como ginecologia e cirurgia, para atender pessoas com sintomas da dengue. Além disso, eles pretendem contratar 900 profissionais de saúde para reforçar o atendimento nos postos de saúde e nos hospitais do Rio.

A gravidade da situação fez o governador em exercício Luiz Fernando Pezão suspender o ponto facultativo de quinta-feira na rede estadual de saúde. O mesmo aconteceu com a rede municipal de saúde, que teve o ponto facultativo suspenso.

O aumento do número de mortes pela dengue levou ainda a Secretaria estadual de Saúde e a Defesa Civil a pedir às Forças Armadas que ajudem no combate à doença, oferecendo leitos para a população civil. Representantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica negaram inicialmente o pedido, alegando que os leitos já estão ocupados por militares e seus dependentes com sintomas da doença, mas na próxima semana, será dada uma resposta definitiva.

Por enquanto, autoridades do estado e do governo federal criaram uma central de regulação de leitos para pacientes com dengue - 164 vagas já estão disponíveis em hospitais estaduais e, nos próximos dias, mais 85 leitos serão criados em nove unidades federais.

0 comentários: