Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um ser primário para um povo primata



O lula é um ser primário, todos sabemos. Portanto, você não pode procurar algo mais profundo que um pires nos seus discursos, daí, aliás, uma razão do sucesso junto ao povo ignorante. Mas para facilitar, vou te dar um roteiro e você pode catar um discurso dele no Youtube e confirmar.

1. O discurso dele é primário, sem profundidade, por isso até um cavalo o entende.

2. Ele é acusador. O lulla sempre diz "eles", ou seja, lula fala sobre um adversário do ouvinte que não tem nome.

Assim, cada um dá o nome que quer para o adversário. Pode ser o dono do bar, o chefe, o "patrão", o policial, o padre, o motorista do ônibus, enfim qualquer um que tenha autoridade sobre aquele que houve.

3. O lula promete, mas sem se comprometer. Ele diz que é possível, ele diz que os outros não fazem "nos últimos 500 anos", ele diz que "a gente precisa fazer".
É um verdadeiro vendedor de ilusões.

4. O lula usa um discurso desonesto propositalmente, de caso pensado, pois sabe que seus adversários teriam muito trabalho para desfazer a empulhação.

Por exemplo a frase "não posso resolver em 500 dias porque levaram 500 anos para estragar".

É um primor de acusação pois:

a) tomou um período de tempo tão vasto que cabe qualquer coisa dentro,

b) acusou "eles", ou seja qualquer um que esteja no imaginário do ouvinte,

c) criou um álibi indestrutível, pois o povo sabe comparar quinhentos dias com quinhentos anos e acaba por concordar que é pouco...

5. O lula ignora olimpicamente as falcatruas que foram feitas durante seu período de mandato, inclusive laboral (o dedo extirpado) e sindical (a chantagem aos empresários).

Se, eventualmente for provado, a exemplo do mensalão que ocorreu na porta ao lado do seu gabinete, ele diz que não sabia de nada. Isto é suficiente para as pessoas que querem acreditar, acreditarem...

Assim, ele permanece "imaculado". Não assumir o erro cometido é a forma mais comum dos criminosos manterem-se "imaculados", pois sempre haverá para o desavisado, o direito da dúvida.

6. O lula sempre apresenta um ar de "vítima altiva". É diferente do Hitler, por exemplo, que apresentava um ar de "vencedor visionário".

A vítima altiva está bem amalgamada no imaginário popular, especialmente pelas novelas e do romanceiro popular.

O lula soube apreender muito bem esta característica do imaginário popular e o interpreta com maestria. Observe sua expressão, os altos e baixos da voz, o olhar de baixo para cima: tudo tão bem ensaiado que parece verdade.

Não fossem os ternos Armani, os wiskys importados, as coberturas onde mora desde sempre, as viagens e a vassalagem permanente até não enganaria... ou enganaria?

Creio que estes seis pontos dão uma boa idéia da retórica utilizada por lula.

Você pode prestar mais atenção nos discursos dele e descobrir mais alguns pontos.


recebido por e-mail
COMENTÁRIO



Já disse aqui várias vezes.

O Luiz Inácio (nunca digo Lula pois Lula não existe, é apenas um personagem como o Odorico Paraguassú) é um mero repentista nordestino, como destes abundantes nas feiras.

Toda e qualquer pergunta a ele dirigida é por ele tomada como um mote.

A partir deste mote ele desenvolve o seu repente.

E, como todo repente, o seu também tem uma estrutura: o amontoado de palavras proferidas se destinam a:

1 - culpar algo ou alguém;

2 - eximi-lo de qualquer responsabilidade;

3 - enaltecê-lo, tornando-o um super homem.

Todos os milhares e milhares de discursos proferidos pelo faraó de garanhuns nestes trinta anos podem ser reduzidos à esta estrutura.


Sergio Varuzza


10.08.2010

0 comentários: