Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aécio rejeita afirmações de Hélio Costa e ironiza sua aproximação do PT


Aécio rejeita afirmações de Hélio Costa e ironiza sua aproximação do PT

Para ex-ministro, tucano poderia ser candidato de Lula se tivesse deixado o PSDB

Do R7
O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) divulgou na tarde desta quarta-feira (11) uma nota em que responde às declarações de Hélio Costa, candidato do PMDB ao governo do Estado.

Mais cedo, durante uma sabatina, o ex-ministro afirmara que, caso tivesse deixado o PSDB, Aécio poderia ter sido escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do governo a sua sucessão.


Na nota, Aécio chamou de "mais um equívoco" as afirmações de Hélio Costa. "Coragem na vida pública é honrar compromissos assumidos com a população", diz a nota, "é priorizar a coerência e a lealdade às próprias convicções e princípios".


O ex-governador de Minas, que tentou ser candidato à Presidência pelo PSDB e agora concorre a uma vaga no Senado, disse que sempre repudiou com "veemência o oportunismo político como meio de ascensão política". Em outro trecho, lançou críticas diretas a Hélio Costa, que embora tenha sido ministro das Comunicações do governo Lula já enfrentou problemas com o PT.


"Como muitas pessoas em Minas, eu tenho dificuldade em compreender como o senador [Hélio Costa] não se constrange em caminhar de braços dados com quem já o atacou de forma tão violenta, como é o caso da CUT [Central Única dos Trabalhadores] e do PT, que, em um passado pouco distante, talvez até de forma injusta, chegou a pedir a impugnação da candidatura dele ao governo do Estado", afirma Aécio. Segundo ele, "na vida pública, cada um faz as suas escolhas e tem a sua trajetória própria. E por elas será julgado".


Para que pudesse concorrer ao governo mineiro, Costa precisou vencer a resistência do comitê petista regional, entusiasta da candidata de Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte. A escolha do ministro, porém, foi confirmada após a intervenção da direção nacional do PT. Falou mais alto, neste caso, a aliança com o PMDB para a disputa presidencial.


Durante a sabatina, o candidato peemedebista afirmou que Aécio Neves só não é o candidato do governo à Presidência, em vez da petista Dilma Rousseff, porque faltou a ele "desprendimento político" e "coragem" para deixar o PSDB.


- Cheguei a dizer várias vezes que ele poderia ser candidato do presidente. Faltou visão estratégica, principalmente quando Lula perdeu seus candidatos, José Dirceu e depois Antonio Palocci, e começou a mirar a Dilma. Quem sabe até pela relação dos dois, o presidente gosta muito do estilo do Aécio Neves. Faltou desprendimento político, para não dizer coragem. Aqui.

0 comentários: