Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Jesus e a pomba de Stalin



Jesus e a pomba de Stalin

Por Olavo de Carvalho
O Globo


Quando Cristo disse:
Na verdade amais o que deveríeis odiar, e odiais o que deveríeis amar”,
Ele ensinou da maneira mais explícita que os sentimentos não são guias confiáveis da conduta humana: antes de podermos usá-los como indicadores do certo e do errado, temos de lhes ensinar o que é certo e errado.

Os sentimentos só valem quando subordinados à razão e ao espírito.


Razão não é só pensamento lógico: reduzi-la a isso é uma idolatria dos meios acima dos fins, que termina num fetichismo macabro.


Razão é o senso da unidade do real, que se traduz na busca da coesão entre experiência e memória, percepções e pensamentos, atos e palavras etc.


A capacidade lógica é uma expressão parcial e limitada desse senso.


Também são expressões dele o senso estético e o senso ético: o primeiro anseia pela unidade das formas sensíveis, o segundo pela unidade entre saber e agir.


Tudo isso é razão.

Espírito é aquilo que inspira a razão a buscar a chave da unidade da visão do mundo no supremo Bem de todas as coisas e não num detalhe acidental qualquer, tomado arbitrariamente como princípio de explicação universal, como algumas escolas filosóficas fazem com a linguagem, outras com a História, outras com o inconsciente etc.

O espírito é o topo do edifício da razão, que por ele se abre para o sentido do Bem infinito, libertando-se da tentação de enrijecer-se num fetichismo trágico ou utópico.


Nem a razão nem o espírito se impõem.


Só nos abrimos a eles por livre vontade.


A abertura para a razão vem essencialmente da caridade, do amor ao próximo, pelo qual o homem renuncia a impor seu desejo e aceita submeter-se ao diálogo, à prova, ao senso das proporções e, em suma, ao primado da realidade.


A abertura para a razão é educação.


Educação vem de ex ducere, que significa levar para fora.


Pela educação a alma se liberta da prisão subjetiva, do egocentrismo cognitivo próprio da infância, e se abre para a grandeza e a complexidade do real.


A meta da educação é a conquista da maturidade.

O homem maduro -- o spoudaios de que fala Aristóteles -- é aquele que tornou sua alma dócil à razão, fazendo da aceitação da realidade o seu estado de ânimo habitual e capacitando-se, por esse meio, a orientar sua comunidade para o bem.


Este ponto é crucial:
ninguém pode guiar a comunidade no caminho do bem antes de tornar-se maduro no sentido de Aristóteles.

Líderes revolucionários e intelectuais ativistas são apenas homens imaturos que projetam sobre a comunidade seus desejos subjetivos, seus temores e suas ilusões pueris, produzindo o mal com o nome de bem.


Mas o que atrai a alma para a abertura ao espírito e à razão é a esperança, e o despertar da esperança é um mistério.

Homens submetidos à mais dura opressão e aos mais tormentosos sofrimentos conservam sua esperança, enquanto outros a perdem à primeira frustração de um desejo tolo.


A esperança não está sob o nosso controle.

Seu advento depende do espírito mesmo, que sopra onde quer.

Todos os enredos humanos, da vida e da ficção, giram em torno do mistério da esperança.

Leia mais.

0 comentários: