Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 24 de maio de 2008

Os últimos dias de Jefferson Péres no Senado

por Álvaro Dias

Nesta semana estava mais solto, alegre. Percebi que estava mais feliz! Seria o prenúncio de que estava por partir? Por libertar-se das suas decepções e do seu desencanto? Queria ir embora da vida pública. Porventura pressentia que estava partindo desta vida?

Na terça-feira, durante os depoimentos na CPMI dos Cartões, riu bastante e isso não era comum. Sentado do lado esquerdo, um pouco mais à frente de onde me encontrava, voltou-se para mim e, rindo ironicamente, debochou de algumas afirmações que ouvira incrédulo em meio a verdadeiro festival de mentiras. Percebi que queria me dar força.

Na quarta-feira, sua última participação na Comissão de Constituição e Justiça, onde despontava, sem dúvida, como a figura mais respeitada, em razão dos seus inegáveis conhecimentos jurídicos.

Relatou o projeto sobre nepotismo, aprovado pela maioria. Comentou meu parecer sobre a fixação de 2% do PIB para Ciência e Tecnologia. Brilhante como sempre, citou o exemplo de outras nações e votou favoravelmente, embora “discordasse do engessamento do orçamento”. A causa justificava a excessão à regra.

Senti-o realmente diferente nestes últimos dias. Provavelmente, a consciência tranqüila de quem sempre cumpriu o dever com correção e dignidade lhe porporcionava a sensação feliz de que tempos diferentes estariam por vir com os infindáveis mistérios da morte ou da vida (o que há depois da morte?).

Que possam ser, esteja onde estiver Jefferson Péres, “os melhores e mais sonhados tempos”…..
AD

Blog do Senador Álvaro Dias

"A não ser que o governante seja filho de chocadeira"

Jefferson Péres, que faleceu na sexta, sobre artigo do jornal The New York Times com a tese de que a Floresta Amazônica deve ficar sob jurisdição internacional.

0 comentários: