Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

'Não compartilho a ideia de democracia de Lula', diz FHC

 
Nos EUA, onde recebeu prêmio da Biblioteca do Congresso americano, o ex-presidente comentou o momento político atual na América Latina

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
(Paula Sholl/Agência PSDB)



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou nesta terça-feira em Washington (EUA) seu sucessor no cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, que na semana passada manifestou apoio à reeleição do venezuelano Hugo Chávez durante o Foro de São Paulo, realizado em Caracas (Venezuela). "Sua vitória será nossa vitória", afirmou Lula a Chávez em um vídeo apresentado no encerramento do encontro de partidos de esquerda.

Durante entrevista coletiva antes de receber o prêmio John W. Kluge, da Biblioteca do Congresso americano, FHC comentou a declaração de Lula: "Há muitas coisas que não compartilho com ele, incluindo sua ideia de democracia", disse.

"A democracia não é apenas um voto nas urnas, é algo mais. Trata-se de atender as necessidades do povo, suas demandas", prosseguiu o ex-presidente.

FHC ressaltou que "todas os partidos e todos os cidadãos podem expressar livremente sua opinião", mas fez uma crítica indireta ao apoio de Lula ao caudilho venezuelano, que está no poder há 13 anos e busca completar outra década na Presidência. "Sou a favor da alternância política, no meu país e em todas as nações", declarou.

Paraguai –
Fernando Henrique Cardoso também comentou o impeachment do ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e a suspensão do país do Mercosul. "É uma questão delicada, porque a destituição de Fernando Lugo não viola a Constituição do Paraguai. Eu acho que a organização (Mercosul) deveria ter esperado um pouco mais antes de tomar essa decisão".

Sobre a inclusão da Venezuela no bloco econômico, decidida justamente após a suspensão do Paraguai – cujo Congresso não ratificou a adesão venezuelana –, FHC não se posicionou contra, mas disse que não faz sentido o país fazer parte do Mercosul se não concorda em aplicar a tarifa externa comum do bloco.

Prêmio – O ex-presidente foi o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio John W. Kluge, concedido a intelectuais da área de ciências humanas e que dá 1 milhão de dólares (cerca de 2 milhões de reais) ao vencedor.

Escolhido por cerca de 3.000 intelectuais, FHC foi homenageado por seu trabalho nos campos da economia, sociologia e ciências sociais.

"A análise acadêmica das estruturas sociais do governo, da economia e das relações raciais no Brasil estabeleceram a estrutura intelectual de sua liderança como presidente na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação em uma democracia vibrante, mais democrática e com forte crescimento econômico", destacou um comunicado da Biblioteca do Congresso.

0 comentários: