Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Jurista cobra do MPF ação contra ‘crime’ de Lula




Os detalhes da conversa entre Lula e o ministro Gilmar Mendes, já do conhecimento da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, consolidam a impressão de comportamento inapropriado do ex-presidente.

O jurista Flávio Pansieri, da Academia Brasileira de Direito Constitucional, foi mais além: diz que Lula cometeu um crime e essa “afronta” deveria motivar ação do Ministério Público Federal na Justiça.

Toma lá, dá cá

Lula pediu ajuda do ministro para adiar o julgamento do mensalão no STF e insinuou, que, em troca, ele seria blindado na CPI do Cachoeira.

Outro homem

O ex-presidente Lula ficou surpreso e desconsertado porque esperava que Gilmar Mendes estivesse acuado, com medo, e não foi o que viu.

Descompensado

A atitude de Lula, primária para um político tão experiente, reforça a tese de que o tratamento do câncer o teria deixado “descompensado”.

Muy amigo

O ex-ministro José Dirceu agora sabe: quem tem um amigo como Lula pode dispensar inimigos nas proximidades do STF.

Cabral mantém ‘olheiro’ na CPI do Cachoeira

Preocupado com os desdobramentos da CPI mista de Cachoeira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, deslocou o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) para ser “seus olhos e ouvidos” na comissão. Ele é filho de Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio e fiel escudeiro de Cabral. Apesar de não integrar a CPI, Leonardo ocupou cadeira nas primeiras fileiras, durante as últimas reuniões.

Desgaste eleitoral

Sérgio Cabral teme ser convocado na CPI para explicar o aumento de contratos com a Delta e suas relações com Fernando Cavendish.

Assiduidade

Outro deputado que não perde uma reunião da CPI de Cachoeira é Anthony Garotinho (PR-RJ), arqui-inimigo de Sérgio Cabral.

Sujismundo

O porta-aviões São Paulo, além de fumaça, também tem combustível imprestável: cem mil litros que a Marinha vendeu por desuso.

Sinuca de bico

Conhecido pelo temperamento forte e a língua solta, Nelson Jobim está numa sinuca de bico: explicar aos ex-colegas do STF, que se sentem aviltados, por que foi anfitrião do encontro em que Lula pressionou o ministro Gilmar Mendes a ajudar a adiar o julgamento do mensalão.

Novidades

Crítico dos “idiotas que perderam a modéstia”, o ex-ministro Nelson Jobim deu várias versões do encontro de Lula com Gilmar Mendes, mas finalmente decidiu calar. Prefere aguardar eventuais fatos novos.

Por escrito

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defende que o ministro Gilmar Mendes explique, por escrito, a pressão de Lula para adiar o julgamento do mensalão, em troca de blindagem na CPI de Cachoeira.

Seguindo o dinheiro

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) apresentou requerimento na CPI do Cachoeira pedindo ao Detran e à Receita Federal de Goiânia, Brasília e São Bernardo do Campo (SP) informações sobre quem comprou os carros vendidos por empresas do esquema do bicheiro.

Boquitas pintadas

A “companheira” senadora Marta Suplicy (PT-SP) quer cotas também para mulheres nos conselhos de administração de estatais, economia mista etc. Se fosse cargo gratuito, os “companheiros” abririam mão.

Sem acordo

Após anular as prévias para as eleições em Recife (PE), a executiva do PT reúne hoje o prefeito João da Costa e Maurício Rands para tentar um acordo. Derrotado dias atrás, Rands não abre mão da candidatura.

Poço de mágoas

Defenestrados de ministérios pelo governo do PT, após denúncias de corrupção no ano passado, o PCdoB e o PR enfrentam resistência interna para apoiar o petista Fernando Haddad a prefeito de São Paulo.

Vôos charter

Só Pernambuco esnobou o Programa Voo Direto da Embratur, que vai financiar secretarias de Turismo do Nordeste para atrair vôos fretados de turistas do exterior. Os demais estados se habilitaram ao programa.

Pensando bem...

... Lula finalmente poderá exercer o direito de ficar calado, para não produzir provas contra ele mesmo.

                      29/05/2012

1 comentários:

Airton Leitão disse...

Se esse epísódio servir para fazer Lula ficar em silêncio, já terá valido de muita coisa positiva.