Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alquimia: investiga crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha



PF faz megaoperação contra sonegação fiscal em 17 Estados
e no DF


MATHEUS LEITÃO
DE BRASÍILA

A Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quarta-feira a operação Alquimia, que investiga crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha cometidos por empresas em 17 Estados brasileiros e no Distrito Federal.


Segundo os investigadores, as medidas judiciais decretadas poderão rever ao patrimônio da União R$ 1 bilhão sonegados, a maior operação do gênero no país nos últimos anos.

A Justiça decretou 31 mandados de prisão temporária, 129 de busca e apreensão, 163 de condução coercitiva e 195 sequestros de bens contra pessoas jurídicas e 62 de pessoas físicas.

Entre os bens que estão sendo apreendidos nesta manhã estão ilhas e lanchas.

Os principais alvos da operação estão em Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Os outros Estados envolvidos são Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Distrito Federal.

De acordo com a PF, o foco da investigação, que durou dez anos, são 300 empresas brasileiras e também as estrangeiras com sede em paraísos fiscais.

Daquelas com atuação internacional, a maioria está sediada no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas.

Há empresas em nome de laranjas e offshores. O esquema fraudulento consistia em forjar operações comerciais e financeiras para não recolher o imposto devido.

Cerca de 500 policiais e delegados da Polícia Federal participam da operação, além de 90 auditores fiscais da Receita Federal.
17/08/2011

0 comentários: