Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

‘Invadiram a vida de minha família’

Sarney, a vítima:

‘Invadiram a vida de minha família

No último dia antes do recesso de julho, José Sarney discursou em plenário.


Personificação da crise, ele posou de injustiçado.


A quem interessar, a íntegra da fala do pseudopresidente do Senado está disponível aqui.


Abaixo, vai um lote de frases de Sarney, seguidas de comentários do repórter:


1. “Eu nunca fui candidato a Presidente do Senado por minha vontade, sempre por convocação. Todos sabem que em janeiro deste ano, mais uma vez, eu não desejava, não queria disputar a Presidência do Senado, fui convocado”.


- Convocação é coisa de Forças Armadas e de Seleção Brasileira.


2. “A eleição não me acrescentava nada nem tinha ou tenho desejo de poder. Aceitei-a, repito, para servir ao Senado Federal e ao País”.


- O que espanta não é nem a vontade de permanecer ao volante, mas a falta de um roteiro de viagem convincente.


3. “Não sou movido nesse momento por nenhum sentimento menor”.


- O diabo é que não o move tampouco o sentimento maior.


4. “O jornal ‘O Estado de S. Paulo’ iniciou uma campanha pessoal contra mim, obrigando os outros jornais e televisão a repercuti-la”.


- Na política, quem não ambiciona o poder erra o alvo. Quem faz da ambição uma obsessão vira alvo.


5. “Meu trabalho exige a sedimentação de uma profunda consciência moral de minhas responsabilidades, a obstinada decisão de não cometer erros e jamais aceitar qualquer arranhão nos procedimentos éticos que devem nortear minha conduta. Não são palavras. São 50 anos de assim proceder”.


- Pelo tamanho da encrenca, são mesmo extremas as responsabilidades. Em 50 anos, deveria ter aprendido: na trilha que separa o certo do errado há sempre novos atalhos para mais erros. Provou-se que é errando que se aprende. A errar.


6. “Mostrando seus objetivos políticos e pessoais [os detratores] esqueceram o Senado para invadir minha vida privada e a de minha família”.


- Exibindo seus objetivos patrimoniais, esqueceu que estava no Senado e invadiu as arcas públicas junto com sua família. Queria o quê?


7. “Os desafios, a carga de trabalho, os insultos, as ameaças não me amedrontam. Estamos construindo um novo Senado”.


- Insulto maior não há do que o esforço de pseudoreformadores para conservar a ordem constituída.


8. “Sêneca dizia que as grandes injustiças só podem ser combatidas com o silêncio, a paciência e o tempo”.


- Bernard Shaw dizia que “inocente é o sujeito que não foi apanhado em flagrante”. Drummond afirmava que “não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência”. Sobre o tempo, Pope deixou em 'Imitações de Horácio' uma valiosa lição:

“Os anos que sucedem aos anos roubam-nos algo todo dia;/No fim, eles acabam por nos roubar de nós mesmos”.

por Josias de Souza

1 comentários:

Airton Leitão disse...

Deixem-me ver se entendi bem. É injustiça "invadir" uma família que "invadiu" os cofres da União através de empregos fantasmas, nepotismo cruzado, desvio de verbas etc?
Fala sério, Sarney!