Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 14 de julho de 2009

CPI da Petrobras foi instalada nesta terça-feira.

CPI da Petrobras:
João Pedro é eleito o presidente.
Jucá é escolhido relator

Adriana Vasconcelos
O Globo; Agência Brasil; GloboNews TV; CBNReuters

Após quase dois meses de indefinição, a CPI da Petrobras foi instalada nesta terça-feira. A base exerceu a força da maioria e elegeu o senador João Pedro (PT-AM) presidente da comissão por 8 votos contra três do tucano Alvaro Dias (PR), autor do requerimento. Marcelo Crivella (PRB- RJ) foi eleito vice-presidente. O petista escolheu o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) para a relatoria da CPI.

A determinação é que os governistas exerçam o poder de sua maioria para não correr riscos na investigação da estatal.

O inquérito sobre a Petrobras engloba denúncias de supostas fraudes contábeis e em licitações para reforma de plataforma de petróleo.

Também irá apurar suspeitas de superfaturamento na construção da refinaria Abreu Lima (PE) e possível desvio de recursos dos royalties do petróleo por funcionários da Angência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A comissão só vai começar a funcionar, no entanto, em agosto, já que os parlamentares entram em recesso neste fim de semana. A oposição pôs no ar nesta terça-feira um blog para acompanhar os trabalhos da CPI.

- Eu vou fazer um trabalho técnico - disse Jucá, prometendo entregar um plano de trabalho na primeira reunião formal da comissão, marcada para a manhã de 6 de agosto. - Eu não vou fugir um milímetro do escopo que motivou a CPI - enfatizou o relator.Leia mais.

0 comentários: