Sobre os bancos:
“Banqueiro é alguém que te empresta um guarda-chuva quanto está um sol radiante e o pega de volta no instante em que começa a chover.” Mark Twain “Bancos são mais perigosos do que exércitos em prontidão”. Thomas Jefferson
"O banco é o lugar onde nos emprestam um guarda-chuva quando faz bom tempo e o retiram quando começa a chover.” Robert Frost
O PROBLEMA - no Brasil é que os bancos ao invés de financiarem a atividade econômica preferencialmente - financiam a dívida pública e o fazem porque o Estado está endividado e, assim parece depender do sistema financeiro - mas o Estado é o 'sócio majoritário' - basta observar o recolhimento compulsório de 40% de todos os depósitos à vista, que agora o governo está permitindo que sejam emprestados - mas o juro é proibitivo.
AS ALTERNATIVAS ao capitalismo - são o comunismo, o nazifascimo - caracterizados por uma política econômica autárquica - em que prevalece o Estado em detrimento do indíviduo.
Foram sistemas alernativos que funcionaram razoavelmente por um certo período e, logo implodiram justamente por serem fechados.
O desenvolvimento se faz pelo capital e pelo trabalho, só que o capital é covarde, e diante de qualquer ameaça ele desaparece.
A história econômica registra os impérios que efetivamente dominaram - como o romano, o inglês (uma ilhazinha de nada dominou o mundo), o Japão também uma ilha que dominou a Ásia (China), o Império russo.
Nada mais do que isso; haverá sempre uma ORDEM MUNDIAL - enquanto o mundo for civilizado, mas essa de dominação por parte da ONU - pode ser um desejo - mas não passará disso.
A GRANDE AMEAÇA AQUI E AGORA - são sobre os direitos e garantias fundamentais do CIDADÃO. O resto trata-se de instrumentalização da maldade.
Abs Rivadavia Rosa
0 comentários:
Postar um comentário