Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente.
Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes.
Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha.
Foi necessário comprar um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses.
O negócio prosperava. Seu cachorro quente era o melhor de toda a região!
Vencedor, Ele conseguiu pagar uma boa Escola ao filho.
O Menino cresceu e foi estudar Economia numa das melhores Faculdades o País.
Finalmente o filho já formado, voltou para casa e notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele:
- “Pai, então você não ouve rádio? Não vê televisão e não lê jornais? Há uma grande crise no mundo, a situação do nosso País é crítica. Está tudo ruim, o Brasil vai quebrar”.
Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o pai pensou:- “bem, se meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto, então só pode estar com razão”.
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão e salsicha mais baratos (é claro, de baixa qualidade), para economizar parou de fazer cartazes de propaganda na estrada.
Abatido pela notícia da Crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas "Providências", as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente, que antes gerava recursos até para o filho estudar economia na melhor Faculdade, quebrou!
O Pai, triste, então falou para o filho: - “Você estava certo meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise”. Comentou com os amigos todo orgulhoso:
- “Bendita hora que eu fiz meu filho estudar Economia, Ele me avisou da crise”.
Senhores Empresários!
O mundo sempre viveu e sempre viverá crises.
Lembrem-se do significado que os chineses dão à palavra crise – Oportunidade e Risco.
Tire a letra “S” da palavra CRISE e veja como fica!
Em tempos de crise, precisamos aguçar a criatividade, buscar o melhor para a empresa,
qualificar equipes, rever processos de gestão e mais do que nunca, desenvolver a arte
de “Conquistar e Manter Clientes”.
Não esqueçam:
“Mentes são como pára-quedas, só funcionam quando abertas”.
João Vargas Luzia - Presidente da ACISE e Salete Baracchini - Consultora SEBRAE
0 comentários:
Postar um comentário