NUEVA/NOVÍSSIMA SOCIOPATOLOGIA PEDAGÓGICA ...
POR RIVADAVIA ROSA
A Constituição Federal - no seu artigo 206 e incisos II e III preconizando a concepção pluralista na educação, assim dispõe: “Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: ... II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;...” (grifo nosso).PORÉM ...
“Parece mentira que, na era da informação, quando justamente o excesso de informações constitui problema maiúsculo, exista e seja tão predominante este outro ruído, o dos ecos da ignorância.” Ivan Izquierdo, Neurologista. "O maior drama da humanidade não é a maldade, mas sim o silêncio das pessoas boas que permitem que o mal ocorra e persista."
Albert Einstein NUMA AVALIAÇÃO perfunctória sobre a produção de livros didáticos, artigos e ‘teses’ – verifica-se que a maioria dos textos cuidam de fazer diagnósticos críticos e históricos – numa visão ideológica da educação – enquanto o mundo desenvolvido avança e busca eficácia e efetividade no processo de ensino/aprendizagem.
EMBORA A EDUCAÇÃO não seja uma panacéia para todos os males – ela é fator fundamental que favorece o desenvolvimento humano, estimula o crescimento econômico, inclusive permite que funcionem melhor as instituições republicanas e democráticas, porém quando a (des) educação desconhece o processo de formação de crianças e adolescentes e envereda para a nueva novíssima sociopatologia educacional em que passam a dominar ideólogos da educação e da cultura - verdadeiros impostores (a) (i) morais, da mentira do plágio, da falsidade, da defraudação histórica e das idéias políticas – estamos diante de um verdadeiro descalabro – cuja ÚNICA saída e fechar as escolas e construir mais PENITENCIÁRIAS.
A NOVILÍNGUA SOCIOPATOLÓGICA EDUCACIONAL se notabiliza pelas expressões binárias – de vincular classe dominantexdominada, ricosxpobres exclusãoxinclusão .... e demais claSsificaÇÕEs IDEOLÓGICAS como luta de classes, abolição da propriedade privada, ditadura do proletariado, materialismo dialético, materialismo histórico, coletivismo, absolutismo, anarquismo, aristocracia, autocracia, capitalismo, comunismo, igualitarismo, imperialismo, liberalismo, marxismo, marxismo-leninismo, maoísmo, monarquias, nacionalismo, colonialismo, oligarquias, populismo, socialismo, teocracia, totalitarismos – que não fazem mais que reduzir a capacidade de observação da realidade e limitar os diagnósticos necessários para encontrar alternativas que beneficiem a todos; e, assim preparam docentes que não precisam saber o que vão ensinar mas apenas bibliografias emanadas de usinas de pensamento pedagógico único e pouco operativo na formação cidadã para o mundo civilizado, DESTRUINDO-SE A EDUCAÇÃO pela orientação para o poder dos ‘pedagogos’ e para a barbárie das cobaias/alunos.
NO MUNDO GLOBALIZADO – baseado fundamentalmente na valorização do conhecimento, do talento e no desenvolvimento científico e tecnológico – a ciência, a tecnologia e a inovação são atividades vitais para o desenvolvimento de qualquer país, pois incidem diretamente desenvolvimento humano e no crescimento da economia, no desenvolvimento, na propalada ‘inclusão’ social, no melhoramento contínuo das políticas públicas, cultural e artística.
A LIBERDADE DE ENSINO/APRENDIZAGEM encontra-se entre os direitos inalienáveis da pessoa humana, e atentar contra seu livre exercício – não encontra amparo no Estado de Direito e em nenhum pais civilizado.
Por isso a educação deve ser livre, pluralista e aberta a todas as idéias e correntes de pensamento, sem a contaminação tóxica das ideologias neo-regressivas totalitárias.
Confira os excelentes comentários sobre uma 'tese' de uma doutora/professora da UNICAMP no blog indicado.
Abs Rivadávia Rosa
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