Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Forças rebeldes da Líbia anunciam tomada de Sirte




FOLHA
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Forças rebeldes da Líbia disseram nesta quinta-feira que capturaram as últimas posições mantidas pelos partidários de Muammar Gaddafi em Sirte, cidade natal do ditador.

Onda de Revoltas
"Sirte foi liberada. Não há mais forças de Gaddafi", disse o coronel Yunus Abdali, chefe de operações na parte oriental da cidade.

"Agora estamos caçando seus combatentes, que estão em fuga".
Outro comandante da linha de frente confirmou a captura da cidade costeira no Mediterrâneo, que era o último bastião de importância de combatentes pró-Gaddafi.
A ofensiva final contra a cidade natal do ditador começou por volta das 8h no horário local e durou cerca de 90 minutos antes de os soldados leais ao regime fugirem.
Pouco tempo antes, cerca de cinco veículos de combatentes gaddafistas tentaram escapar da cidade, mas os passageiros foram mortos pelos soldados do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político dos rebeldes.


Ahmad Al-Rubaye/France Presse
Soldado rebelde se protege durante combate com forças leais a Gaddafi na cidade de Sirte


Soldado rebelde se protege durante combate com forças leais a Gaddafi na cidade de Sirte

Os rebeldes realizavam uma grande operação de busca na cidade, revistando prédios e residências na tentativa de encontrar algum combatente leal ao regime que pudesse estar escondido.
Mais cedo, um comandante do CNT já havia afirmado que a queda de Sirte era iminente, depois que suas forças entraram no último bairro da cidade que não estava sob seu controle.
"É o último dia da batalha, dentro de algumas horas anunciaremos a queda de Sirte", declarou o tenente-coronel Hussein Abdel Salam, da Brigada Misrata.

A captura de Sirte é considerada pelos rebeldes essencial para a consolidação da queda do regime de Muammar Gaddafi, há 42 anos no poder.

O CNT afirmou que só começará a instauração de uma democracia na Líbia quando todo o território estivesse sob seu controle.

FUGA

Pessoas ligadas a autoridades do regime de Gaddafi fugiam da cidade de Sirte desde segunda-feira (17), entre elas a mãe e o irmão de Mussa Ibrahim, porta-voz de Gaddafi, informou um comandante do CNT.
"São parentes de autoridades do regime. A mãe e o irmão de Musa Ibrahim estão entre eles", afirmou Wissam ben Hamidi.

Esam Al-Fetori /Reuters
Carro de luxo é visto estacionado em casa danificada pelos combates entre rebeldes e gaddafistas em Sirte
Carro de luxo é visto estacionado em casa danificada pelos combates entre rebeldes e gaddafistas em Sirte

Quase 150 combatentes do novo regime se reuniram ao redor dos veículos, o que provocou cenas de confusão, antes que as famílias fossem retiradas rapidamente do local. De acordo com Hamidi, comandante das operações na frente leste de Sirte, alguns ocupantes dos veículos eram pessoas procuradas pelos rebeldes, mas nenhuma era considerada importante.
BANI WALID

A cidade líbia de Bani Walid, que era um dos últimos redutos fiéis a Gaddafi, a 170 km ao sudeste de Trípoli, foi "totalmente libertada" na segunda-feira (17), segundo anúncio de Ahmed Bani, um dos chefes militares do CNT.
De acordo com moradores, homens leais a Gaddafi recuaram devido ao avanço das forças rebeldes. Segundo relato do morador Moammar Warfali, combatentes do governo de transição cercaram o centro, um hospital e vários edifícios que eram usados por franco-atiradores leais a Gaddafi para impedir o avanço.
Bani Walid é a terra da tribo Warfalla, a maior e uma das mais influentes do país. A cidade está sitiada há semanas, e as autoridades negociavam uma rendição com os líderes tribais.
20/10/2011 

0 comentários: