Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Supremo começa nesta semana a definir futuro de Dirceu



Tarja - Julgamento do Mensalão
Justiça
Corte vai encerrar nesta segunda capítulo que trata da venda de apoio político ao PT. Sessão deve confirmar condenação de Pedro Henry e Emerson Palmieri

Gabriel Castro

Ministro Ayres Brito do Supremo Tribunal Federal (STF) durante sessão do julgamento do mensalão, em 27/09/2012 - STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir nesta segunda-feira a análise de mais um trecho do processo do mensalão: o que trata da venda de apoio político por parlamentares do PP, PTB, PMDB e do antigo PL, hoje PR, durante o primeiro mandado do governo Lula. Ao longo da semana, os ministros darão início às decisões sobre José Dirceu, apontado pelo Ministério Público como chefe da quadrilha, José Genoino e Delúbio Soares.

A corte já condenou por corrupção passiva o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e os ex-deputados Bispo Rodrigues (ex-PL), Roberto Jefferson (PTB), Romeu Queiroz (PTB), José Borba (PMDB) e Pedro Corrêa (PP). Se mantiver a tendência das sessões iniciais, os ministros também devem confirmar as condenações do deputado Pedro Henry (PP-MT) e de Emerson Palmieri, ex-tesoureiro do PTB.

Os réus ainda podem ser condenados por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, o que aumentaria as penas a cumprir.

O primeiro a votar nesta segunda-feira deve ser o ministro Dias Toffoli, que não concluiu a apresentação de seu voto na quinta-feira. Depois dele, usarão a palavra os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto. Concluída essa fase do processo, o STF passará a analisar as acusações de corrupção ativa - entre os réus deste trecho da acusação estão Dirceu, Genoino e Delúbio.
01/10/2012

0 comentários: