Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Teste de estresse nos mercados



G-7 promete liquidez e diz que EUA cortarão déficit

Fernando Eichenberg
correspondente Agências internacionais


WASHINGTON E TÓQUIO - Nesta segunda-feira os mercados passarão por um autêntico teste de estresse, no primeiro dia de funcionamento após o rebaixamento, na noite de sexta-feira, da nota de crédito soberano dos Estados Unidos pela agência de classificação de risco Standard&Poor's (S&P), de "AAA" para "AA+" .

A Bolsa de Tóquio abriu (às 21h, pelo horário de Brasília) em queda de 1,5%, enquanto a cotação do ouro avançava já no pregão eletrônico.

Em Hong Kong, a queda foi um pouco mais acentuada na abertura do pregão: 2,5%.

Em uma tentativa de acalmar os mercados, o G-7 (grupo das maiores economias, que reúne EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão e Itália) convocou uma teleconferência entre seus ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais.

Eles prometeram agir para garantir recursos ao sistema financeiro.

Em comunicado, o G-7 se comprometeu a assegurar liquidez aos mercados e garantir a estabilidade e o crescimento da economia global.

"Os EUA adotaram reformas que trarão redução substancial do déficit a médio prazo", afirmou a nota, que não citou o rebaixamento do país.

O G-7 ainda ressaltou os esforços dos países da zona do euro que enfrentam uma crise de endividamento para colocar suas finanças em ordem.

O ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda, disse nesta segunda-feira (horário local) que a confiança do mercado no dólar e nos títulos do Tesouro dos Estados Unidos não foi abalada, indicando a disposição do Japão de manter suas reservas de bônus do governo americano.

Noda disse também que os ministros de Finanças do Grupo dos Sete (G-7) concordaram, durante teleconferência, que a excessiva volatilidade e os movimentos desordenados do câmbio não era uma situação desejada.

- Continuaremos monitorando cuidadosamente os movimentos dos mercados
- afirmou. "Também confirmamos a posição do G-7 sobre as moedas", acrescentou.

As bolsas de todo o Oriente Médio caíram no domingo , primeiro pregão dos mercados locais após o rebaixamento histórico do rating do crédito soberano dos EUA.

Mercados da região operam principalmente de domingo a quinta-feira. Por isso, foram os primeiros a reagir à decisão da agência de classificação Standard & Poor de reduzir a nota do crédito dos EUA em um ponto.
Leia mais.
07/08/2011

0 comentários: